terça-feira, 27 de abril de 2021

Primeiro contato com o feminismo...

Simples resumo das principais vertentes ou divisões do Feminismo:

Esta aula se trata apenas como introdução ao conhecimento do movimento feminista. Existem diversas tendências no movimento. Vamos entender um pouco das principais.

Feminismo Liberal: É um feminismo que esteve presente na primeira onda feminista. Era muito preocupado com os direitos civis das mulheres (direito a votar e ser votada, direito de trabalhar, direito de gerenciar sua vida financeira, etc) e as liberdades individuais em fins do século XIX e começo do século XX.

Feminismo Socialista: Está preocupado não somente com os direitos civis das mulheres, mas com o fim da exploração dos (das) trabalhadores (as) no sistema capitalista. Culpam a exploração como a raiz do machismo.

Feminismo negro: Está envolvido com a luta das mulheres negras contra o apartheid na África do Sul, contra o racismo nos EUA e em todas as nações do mundo. É um feminismo forte no Brasil, pois se preocupa com as condições de pobreza e o preconceito que sofre a mulher negra.

Feminismo Lésbico ou Lesbianismo: Elas acreditam que as mulheres podem ser felizes entre elas mesmas sem a obrigação de se relacionarem exclusivamente com homens.

Anarco-feminismo: Acreditam que as mulheres só serão livres quando o Estado, o poder, as autoridades e o sistema capitalista acabarem. Querem que o povo governe, sejam homens e mulheres e não os ricos e os políticos. Acreditam que a anarquia é o sistema ideal para acabar com o machismo e gerar uma sociedade não violenta, não sexista, anti-machista, anti-homofóbica e contrária a todos os preconceitos. Também culpam a exploração capitalista e a existência da autoridade patriarcal como responsáveis pelo machismo.

Feminismo interseccional: É uma tentativa de unir todas as lutas feministas ou de outras minorias em uma só. Porém as diferenças são grandes. São as mais receptivas ao apoio dos homens dentro do movimento. Acreditam que o preconceito pode acontecer de várias formas: a mulher pode sofrer por ser negra, pobre, mulher, favelada, entre outros...

Feminismo radical: Também conhecidas como radfem, querem o fim da sociedade patriarcal e o direito e a liberdade das mulheres viverem sem a interferência dos homens, pois acreditam que o machismo é próprio de todos os homens. Não acreditam que simplesmente mudar leis vá mudar o machismo dos homens.

Feminismo e outras minorias: as feministas também lutam lado a lado com a comunidade LGBTT, pois acreditam que estas minorias também são vítimas do machismo que atinge todas as mulheres. As feministas também se solidarizam com a luta indígena, pois as mulheres indígenas também sofrem.

Exercícios:

1-O que é o feminismo?

2-O feminismo é importante? Ou nos dias de hoje não tem mais importância? Explique.

3-O que pensam as anarco-feministas?

4-Por que existe um feminismo das mulheres negras?

5-O que tem a ver o feminismo com a comunidade GLBTT?