terça-feira, 27 de abril de 2021

Diversos entendimentos que podemos ter sobre o conceito de cultura.

Cultura:

De acordo com a Antropologia, ciência irmã da Sociologia, cultura é "todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade". A cultura também pode ser definida de muitas formas. Vamos ver algumas mais citadas.

Etnocentrismo e Relativismo Cultural:

Etno: nação, povo, pátria.

Centrismo: o que se coloca no centro, o que é mais importante.

Etnocentrismo é o ato de se colocar uma cultura como superior as demais. Por exemplo, quando acreditamos que nossa religião, nosso time de futebol, nossas roupas e formas de se vestir, nossa alimentação e outros, como mais importantes do que a cultura das outras pessoas.

O etnocentrismo pode chegar a gerar preconceitos entre as pessoas e é considerado como o início do fascismo e do nazismo. Por isso, o etnocentrismo deve sempre ser combatido. Por exemplo, quando algumas pessoas consideram que a macumba ou a umbanda ou o candomblé são inferiores as suas próprias religiões. Isso é etnocentrismo, pois se desrespeita a religião do próximo.

Relativismo Cultural:

Para os relativistas culturais não existe uma cultura única e superior. Todas as culturas de todos os povos são importantes. Nenhuma cultura é melhor do que a outra. Todas as culturas devem ser respeitadas. O relativismo permite que olhemos as culturas de acordo com a realidade das outras pessoas que as praticam e não somente de acordo com a nossa realidade. Relativismo cultural está ligado a uma noção elástica da cultura, que não aceita a cultura humana como única, que não aceita a intolerância, que permite que a cultura funcione de acordo com o que pensa os indivíduos e não toda uma sociedade.

Formal e informal:

Cultura formal está ligada a cultura das empresas, da administração, da Ciência, das elites, dos adultos e dos mais velhos.

Cultura informal está ligada a cultura popular, que vem do povo, irônica, leve, pode ser a cultura dos jovens, adolescentes e crianças. Também pode ser a cultura que está ligada as artes de um modo geral.

Clássica ou erudita, popular e de massas:

Cultura clássica ou erudita:
Cultura clássica é aquele tipo de cultura que será sempre estudado pelos seres humanos. É a cultura que funda outras formas de cultura, como as primeiras músicas, os primeiros teatros, os primeiros clássicos da literatura, os grandes e marcantes filmes do cinema.

Cultura Popular:

É a cultura que nasce com o povo e que geralmente influencia a cultura clássica ou erudita e que também é influenciada por ela. Pode ser o funk, o rap, o samba, chorinho, a capoeira, a feijoada, entre outras.

Cultura de massas:

É a cultura massificada, ou seja, é um produto, uma mercadoria feita para ser vendida como qualquer outra mercadoria, só que disfarçada de “cultura”. Podem ser músicas, livros, shows, cinema, entre outros. Não tem por objetivo fazer as pessoas pensarem, mas apenas se divertirem. A cultura de massas serve muitas vezes para espalhar o senso comum, preconceitos e até ideologia da classe dominante.

Material e Imaterial:

Cultura Material:

É a cultura palpável de um povo ou a cultura que pode se manter ou conservar durante mais tempo. Pode ser a arquitetura dos prédios de uma cidade, podem ser seus museus, podem ser as próprias cidades, entre outros. O Cristo Redentor, o Estádio do Maracanã no Rio, a Estátua da Liberdade em Nova Iorque, são exemplos de cultura material.

Cultura Imaterial:

É a cultura que não é possível ser palpável, as vezes nem é possível vê-la, mas ouvi-la, senti-la, experimentá-la. Podem ser as danças de um povo, as lendas, os mitos, as canções de ninar, as receitas de pratos típicos, entre outros. A capoeira, a feijoada, o doce de leite de Minas, o queijo mineiro, o funk, o rap, o baile funk, são exemplos de cultura imaterial.

Exercícios:

1-O que é cultura na sua opinião?
2-Quando fazemos cultura?
3-O que é o etnocentrismo? O que o etnocentrismo pode causar de mal na sociedade? Cite um exemplo de etnocentrismo.
4-Qual cultura é a mais importante: a cultura do europeu ou a do índio das Américas? Qual cultura é mais importante: a do negro ou a do branco? Explique.
5-O que é o relativismo cultural?