sexta-feira, 2 de abril de 2021

Pequeno resumo sobre algumas escolas da Antropologia: Funcionalismo.

Funcionalismo:

Escola da antropologia fundada pelo Antropólogo Bronisław Kasper Malinowski, nascido na Polônia em 1884 e falecido nos EUA em 1942.

Teve grande influência do Sociólogo Émile Durkheim em toda sua obra.

Os Funcionalistas utilizam o método indutivo, ou seja, experimental, que vai às particularidades das culturas para tirar conclusões gerais. O nome dado por ele a este método era a “Observação participante”.

Acreditavam no “Organicismo” que Durkheim defendia: todas as Instituições de uma sociedade são equiparadas aos orgãos do corpo humano e tem funções específicas para que o todo (organismo ou a sociedade) funcionem normalmente.

Cada orgão tinha uma função que é representada na Cultura de um povo. Por isso os Funcionalistas buscam a função de uma Cultura que é o seu fim ou finalidade ou objetivo. Por exemplo: os braços são a polícia. As pernas são as forças armadas. O cérebro são as universidades, a Ciência e as escolas, entre outros...

A Cultura de um povo é um meio para se chegar a um fim: que é o entendimento das funções das Instituições daquela sociedade para daí se fazer uma leitura que se possa concluir leis gerais de uma determinada sociedade. Para os Funcionalistas, tudo tem uma função, eles são adeptos do teleologismo, ou seja, tudo no universo, entre os homens e na cultura humana tem uma função, um objetivo.

“Ao mesmo tempo, também indicamos que a cultura, como o trabalho manual do homem e como meio pelo qual ele atinge seus fins – um meio que lhe permite viver, estabelecer um padrão de segurança, conforto e prosperidade; um meio que lhe dá poder e lhe permite criar bens e valores além dos seus dotes animais e orgânicos – essa cultura, em tudo isto e por meio de tudo isto, deve ser compreendida como um meio para um fim, isto é, instrumentalmente ou funcionalmente.” Malinowski, Uma teoria científica da cultura. Editora Jorge Zahar, Rio de Janeiro, Segunda edição.

Malinowski acreditava em um tipo de determinismo cultural que moldava os povos estudados: É a cultura que controla os impulsos animais dos homens e cria a possibilidade de que eles possam desenvolver uma sociedade e uma civilização. Esta é uma das grandes funções da Cultura para que os homens possam viver em sociedade. Este é um olhar moralista e conservador da função da Cultura.

Uma das críticas que os Antropólogos Funcionalistas fizeram aos Antropólogos Evolucionistas é a de que uma Antropologia que se preze, tenta entender todo o universo cultural de um povo e não apenas seus mitos, rituais e magias, para tirar conclusões apressadas ou superficiais de uma etnia ou determinada sociedade, tal como fizeram os Evolucionistas.

Na Nova Guiné, Malinoswki irá estudar o “kula”. Trata-se de uma manifestação cultural de Comunidades Massim e de outras etnias de ilhas da região. O “Kula” é uma troca de colar e pulseira entre os nativos da região com o objetivo de fazer alianças, demonstrar solidariedade, apoio em situações difíceis, troca de experiências e outros. Os Massim viajavam de canoas por milhares de quilômetros oceano afora para realizarem tais tradições.

Os Antropólogos Evolucionistas desprezavam tais atividades por considerarem-na sem sentido, irracionais e primitivas. Foi necessário que Malinoswki e Franz Boas fizessem a pesquisa sobre tais comunidades tribais para entendê-las.

Tal tradição nos lembra as realizadas pelos reis na Europa da Idade Média, fazendo os Evolucionistas caírem em contradição: Se até os líderes Europeus trocavam presentes (como forma de fazer alianças), por que os índios, tribos, comunidades e outras etnias são inferiores por fazê-los?

Exercícios:

1-O que é o Kula?
2-O que é o Funcionalismo?
3-Como diferenciar o Funcionalismo do Evolucionismo?
4-O que é a “observação participante”?
5-Qual a crítica que o Funcionalismo faz ao Evolucionismo?
6-O que é o “organicismo”?
7-Qual a influência de Durkheim sobre Malinowski?
8-Qual a relação entre funcionalismo e organicismo?
9-O evolucionismo fazia uma antropologia preconceituosa? Explique.
10-O que é o teleologismo? Qual a relação com o Funcionalismo?