sexta-feira, 2 de abril de 2021

Pequeno resumo sobre algumas escolas da Antropologia: Estruturalismo.

Sociologia - O Estruturalismo:

O estruturalismo é uma escola da Antropologia fundada por Claude Lévi-Strauss (1908-2009). Lévi-Strauss é um Antropólogo e Filósofo Belga que iniciou seus estudos em diversas etnias indígenas no Brasil, nos Estados do Mato Grosso e outros. Ele viveu entre os índios brasileiros por muitos anos. O estruturalismo se caracteriza por:

Ter uma preocupação com a subjetividade dos indivíduos para entender a cultura a ser estudada. Strauss tinha noção de que sua antropologia não podia se tornar Psicologia.

Existe um diálogo com Max Weber ao entender na figura do indivíduo e suas dinâmicas (“ação social”) um fator importante para se interpretar uma cultura e uma realidade de uma etnia e povo.

Visão por inteiro da cultura. Recebe influências da Psicologia ao interpretar o inconsciente para entender a cultura.

Divide as culturas em:

Simples ou frias: São base de sociedades mais básicas e simples.

Complexas ou quentes: São parte de sociedades avançadas, industrializadas ou modificadas pelo progresso do capitalismo.

O estruturalismo não julga a cultura alheia como faziam os antropólogos da escola evolucionista: subalterna, inferior, atrasada, velha, versus a cultura europeia como superior, avançada, moderna, nova, versus os outros povos. O “europeísmo”,” eurocentrismo” e “etnocentrismo” são fortemente criticados no estruturalismo. Lévi-Strauss entendia que todas as culturas humanas eram importantes, se complementavam e que deveriam sempre serem respeitadas.

O Estruturalismo estabelece ligações ou conexões entre elementos diversos, como as instituições e a cultura e os próprios indivíduos e a cultura. O Estruturalismo nasce da conclusão entre estes dois itens: o indivíduo e sua subjetividade e as culturas presentes nas instituições de diversas sociedades.

O estruturalismo não vê como uniforme o avanço da cultura e da tecnologia humana. Os avanços não ocorreram sempre. Também houveram retrocessos na história humana. Essa concepção de história contraria os “evolucionistas”, “positivistas” e a crença no “determinismo da história” presente na antropologia e sociologia Marxista.

Os avanços e descobertas não foram realizados apenas pelos povos brancos e europeus como sugere a escola evolucionista dentro da antropologia. Outros povos também contribuíram com os avanços científicos, culturais e tecnológicos da humanidade.

Lévi Strauss também fala da importância da “exogamia”, se contrapondo a “endogamia”. A exogamia foi a responsável pela atitude das primeiras comunidades humanas em buscar parceiros (as) fora de suas relações sanguíneas. O que acabou fortalecendo geneticamente a raça humana.

O Estruturalismo nos ensina que não podemos julgar outra cultura pelo nosso olhar, pois sempre imaginaremos que nosso modo de vida ou nosso jeito de ser e estar é melhor, mais avançado, mais justo do que o do outro povo ou cultura que comparamos. Comparações entre culturas seria algo injusto para Lévi-Strauss. Típico comportamento dos antigos antropólogos evolucionistas.

Ou seja, em outras palavras, ao julgarmos o colega de sala pelo seu time de futebol (diferente do meu), ao julgarmos o vizinho pela sua escolha sexual (diferente da minha), ao julgarmos a religião do próximo como inferior, enfim, ao realizarmos julgamentos sobre a cultura e o modo de ser e existir do próximo, estamos caindo em etnocentrismo que é no fundo, o primeiro passo para a barbárie nazista. Portanto, não julgue, não compare, não desrespeite a cultura do teu próximo. Estas são algumas lições do Estruturalismo e de Lévi-Strauss para o mundo.

Exercícios:

1-O Estruturalismo classifica as sociedades e culturas do mesmo modo que o Evolucionismo? Explique.
2-Qual a concepção de história da humanidade que tem os Estruturalistas?
3-Existe conflito entre as escolas Evolucionista e Estruturalista dentro da Antropologia? Explique.
4-Quais os riscos de se estudar uma Antropologia que fala sobre a subjetividade de indivíduos de outros povos?
5-O que é o estruturalismo?
6-Como nasce o estruturalismo?
7-Na sua opinião, é justo compararmos a cultura do próximo com a nossa cultura? Explique.
8-Quais os riscos de se comparar a cultura alheia com a sua própria?
9-Qual a importância da exogamia para o estruturalismo?
10-A História humana foi sempre marcada por avanços? Ou em algumas ocasiões ocorreram retornos, retrocessos? Explique.