sexta-feira, 2 de abril de 2021

Pequeno resumo sobre algumas escolas da Antropologia: Culturalismo.

Antropologia Cultural ou Culturalismo:

Franz Boas (1858-1942) foi o principal Antropólogo desta escola da Antropologia.

O Culturalismo aprende a respeitar as culturas alheias.

Ajuda a construir o conceito de Sincretismo na Antropologia:

Conceito que define um diálogo maior entre as diversas expressões culturais, entre elas a religiosa. O Sincretismo aceita a mistura entre as Culturas.

No Brasil, o grande representante desta escola foi Gilberto Freire.

Estes antropólogos já são adeptos do trabalho de campo, enquanto os antropólogos evolucionistas eram chamados de “antropólogos de gabinete”, ou seja, jamais visitaram uma tribo indígena em alguma floresta, algum outro povo em qualquer parte do mundo. Escreviam sobre a cultura de outros povos apenas embasado na leitura de outros pesquisadores.

Eles quebram o discurso do Evolucionismo na Antropologia defendendo a cultura como fator de explicação da evolução dos homens e não somente da Biologia como defendiam os Antropólogos Evolucionistas. Ou seja, o que explica a evolução do homem desde a Pré-História até nossos dias é a cultura e não somente a questão Biológica.

Por exemplo, o ato de viver em sociedade, de se reunir inicialmente em pequenos grupos que fundariam as futuras cidades, fez com que o homem se humanizasse para viver em sociedade.

Franz Boas contrariou o evolucionismo na antropologia mostrando que os problemas da sociedade não se davam por causa das “raças” dos povos ou por problemas e influencias ambientais, mas sim por questões culturais na história humana. Nesse ponto, Franz Boas apoiou profundamente a luta anti-racista nos EUA e em todo o mundo.

Resumindo: o Culturalismo aceita a diversidade entre as culturas ou o diálogo entre elas. Os antropólogos culturalistas praticam o trabalho de campo e explicam a evolução do ponto de vista cultural e não somente biológico. Eles também analisam as particularidades das culturas, ao contrário dos evolucionalistas que eram generalistas e lineares em suas análises, desprezando as especificidades da cultura de cada povo.

Enquanto isso, o antropólogo da escola Evolucionista não aceita a diversidade ou o diálogo entre as culturas. Para o antropólogo da escola Evolucionista, a cultura europeia é o modelo a ser seguido. Eles não praticaram o trabalho de campo e enxergavam a linearidade da evolução como única e geral, sem sobressaltos e retrocessos na história humana.

Exercícios:

1-Você pode dar um exemplo de Sincretismo na Cultura? Na religião? No esporte?
2-Diferencie a Antropologia Culturalista e a Evolucionista.
3-Diferencie a atitude do antropólogo Culturalista do Evolucionista.
4-O que pensa o antropólogo culturalista sobre a história humana.
5-Por que Franz Boas apoiou a luta anti-racista?