sexta-feira, 2 de abril de 2021

Um pequeno resumo sobre algumas escolas da Antropologia: O Evolucionismo.

A Antropologia Evolucionista:

  • Na Biologia, a teoria Evolucionista criada por Charles Darwin (1809-1882) em sua principal obra “A origem das espécies”, entende que somente aqueles animais mais bem preparados para as mudanças do meio, conseguiriam sobreviver ou se adaptar as alterações desenvolvidas pela natureza no decorrer do tempo e da história do planeta.

  • Dentro da Antropologia, um grupo de cientistas analisam o Evolucionismo de Darwin e tentam adaptá-lo a realidade humana.

  • A Antropologia Evolucionista iniciou-se com Herbert Spencer (1820-1903), James George Frazer (1854-1951) e outros antropólogos que fazem uma leitura semelhante, porém adaptada para a realidade da cultura dos povos.

  • Todos estes antropólogos evolucionistas foram profundamente influenciados pelo Positivismo de Auguste Comte (1798-1857), considerado o pai da Sociologia.

  • Na leitura destes Cientistas Sociais, somente os países fortes sobreviveriam ao avanço do capitalismo e, para que as demais tribos, etnias e nações continuassem a existir, deveriam abolir suas culturas locais, atrasadas, arcaicas, rudimentares e modelar suas sociedades como economias de mercado, adeptas de um regime proto-capitalista.

  • Em outras palavras, para os antropólogos Evolucionistas, o capitalismo era a modernidade para os povos considerados “atrasados” por eles.

  • Do dia para a noite, concepções como atrasado versus evoluído, primitivo versus moderno, arcaico versus novo, entraram no linguajar dos Cientistas Sociais e começaram a fazer parte de suas realidades.

  • Dessa necessidade de se entender as outras culturas para dominá-las, domesticá-las, oprimi-las, com o intuito de se roubar, explorar ou tomar suas riquezas naturais e matérias primas importantes para o desenvolvimento da indústria, nasce a Antropologia como filha do colonialismo e do imperialismo europeu sobre o mundo.

  • A função inicial destes Cientistas Sociais era a de nutrir seus governos de informações e justificar a presença de suas nações europeias e ricas na ocupação, compra, exploração e roubo de territórios na África, América Latina e nos outros continentes.

  • Posteriormente, os Evolucionistas foram muito criticados pois, em momento algum em seus estudos ou abordagens teóricas, tocaram nas questões das dominações de seus respectivos países nas suas políticas neo-colonialistas.

  • É importante ressaltar que boa parte dos estudos publicados pelos Antropólogos Evolucionistas jamais se utilizou do método indutivo, ou seja, da experiência ou do trabalho de campo. Eles eram apelidados de “Antropólogos de gabinete” pois, suas pesquisas eram todas dedutivas e bibliográficas. Ou seja, muitos deles diziam que os outros povos do mundo eram atrasados e primitivos sem nunca ter visitado nenhum deles.

  • Nesse sentido, essa escola da Antropologia acabou sustentando teses e teorias preconceituosas e racistas, como por exemplo tentar justificar que o “atraso” das nações Africanas em relação às Europeias se dava pelo problema do clima quente, que tornava as pessoas mais violentas ou menos dispostas ao esforço do trabalho e do estudo… todas essas e muitas outras teorias racistas e preconceituosas tiveram direta ou indiretamente o apoio da Antropologia Evolucionista, como forma de sustentar a exploração das nações pobres do mundo pelas nações ricas.

  • Essas concepções só foram desmontadas quando surgiram as outras escolas futuras da Antropologia como o Culturalismo de Franz Boas (1858-1942), o Funcionalismo de Malinowski (1884-1942), o Estruturalismo de Lévi-Strauss (1908-2009) e a Antropologia Hermenêutica ou Interpretativa de Clifford Geertz (1926-2006).

Exercícios:

1-O que é a Antropologia?
2-Qual é a relação entre o Evolucionismo de Darwin e de Herbert Spencer?
3-Por que a antropologia evolucionista foi acusada de racista e de apoiar preconceitos?
4-Na sua opinião, uma Ciência deveria ter esse papel de apoiar preconceitos e o racismo? Explique.
5-É justo realizar uma antropologia sem visitar os povos que se estuda e dizer absurdos a respeito deles? Explique.
6-Qual foi a função da antropologia evolucionista?
7-Qual a relação do capitalismo com a antropologia evolucionista?
8-A antropologia se manteve apoiando ideias preconceituosas ou mudou? Explique.
9-Por que a antropologia evolucionista foi tão criticada?
10-O que é a antropologia evolucionista?