terça-feira, 30 de março de 2021

Uma pequena introdução sobre alguns conceitos de Pierre Bourdieu.

A Sociologia de Pierre Bourdieu (1930-2002):

Bourdieu é um dos Sociólogos mais estudados em todo o mundo. Ele desenvolveu diversos conceitos que explicam, por exemplo, como o poder se mantém e se reproduz nas sociedades capitalistas atuais.

Capital:

O conceito de “Capital”, na teoria sociológica de Pierre Bourdieu, é um sinônimo de poder. Consiste em ativos econômicos, culturais ou sociais que se reproduzem e promovem mobilidade social para o agente que o possui. O capital diz respeito aos recursos que um indivíduo possui que lhe fornece vantagens e privilégios em relação àqueles que não os tem.

Bourdieu elabora uma tipologia com três categorias de capital: capital econômico, capital social e capital cultural. O autor identifica uma quarta forma, denominada capital simbólico, que corresponde a qualquer uma das três formas de capital na medida em que são apresentados no contexto social.

Capital Econômico:

Capital econômico corresponde ao comando de recursos econômicos, como dinheiro e posses. Pierre Bourdieu iguala o capital econômico a “trabalho acumulado”.

É o tipo de capital dominante. O capital econômico está na raiz das outras formas de capital, podendo ser transformado nelas a partir de procedimentos adotados pelos agentes sociais. A posse de fábricas, fazendas, empresas, dá grande Capital Econômico ao agente que o possui.

Capital Social:

Capital social remete à rede de obrigações sociais (ou “contatos”) que é possível de se converter em capital econômico e pode chegar a ser institucionalizado (no passado) na forma de títulos de nobreza. Está relacionado ao status que o agente tem em nossa sociedade.

Capital Cultural:

Capital cultural consiste em ativos sociais ligados a uma pessoa, como educação, intelecto, estilo de fala, domínio da linguagem escrita, verbal, posse de diplomas, fluência em outras línguas, boa vestimenta, etc, que são capazes de promover mobilidade social numa sociedade estratificada, como a nossa. O capital cultural pode ser uma escada para a subida de uma pessoa na hierarquia social, pela via da educação e cultura.

É este conceito que explica, segundo Bourdieu, por que alguns alunos vão bem na escola e outros não. Por que a escola, segundo ele, tem a função de preservar a desigualdade social entre as classes, ensinando um saber que atenda a realidade e a necessidade da classe que domina ou controla a sociedade e não a classe dos dominados. Em outras palavras, a escola ensina um saber voltado para as classes dominantes e não para o povo. A realidade do povo não se observa na escola. Por exemplo: você não escutará funk ou rap nas escolas; você não estudará ou fará capoeira nas escolas; você não experimentará ou fará feijoada nas escolas, você não verá uma roda de samba ou aprenderá a tocar um instrumento típico e popular nas escolas, etc… Para Bourdieu, o saber do povo não tem espaço nas escolas, o que afasta o jovem pobre e o faz se desinteressar pelo saber e pelos estudos, pois esta instituição não reflete sua realidade.

Violência Simbólica:

Violência simbólica é um conceito elaborado pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, que aborda uma forma de violência exercida pelo corpo sem coação física, causando danos morais e psicológicos. É uma forma de coação que se apoia no reconhecimento de uma imposição determinada, seja esta econômica, social, cultural, institucional ou simbólica. A violência simbólica se funda na fabricação contínua de crenças no processo de socialização, que induzem o indivíduo a se posicionar no espaço social seguindo critérios e padrões do discurso dominante.

A Violência simbólica não ignora a possibilidade de as crenças dominantes imporem valores, hábitos e comportamentos aos dominados, sem recorrer necessariamente à agressão física, criando situações nas quais o indivíduo que sofre a violência simbólica sinta-se inferiorizado como acontece, por exemplo, nas questões de bullying (humilhação constante), preconceitos de raça, gênero, sexualidade, etnia, etc.

Exercícios:

Observação:

Responda no caderno. Não é necessário copiar as perguntas. Tire foto e envie para o zap do Professor ;)

Coloque nome e turma no caderno.

1-O que é violência simbólica? Você já sofreu algum tipo de violência simbólica? Qual?

2-Existe violência simbólica na escola? Explique e dê um exemplo.

3-Qual a relação entre violência simbólica e capital cultural segundo o Sociólogo Pierre Bourdieu?

4-Qual o papel da família na produção de capital cultural para Bourdieu?