terça-feira, 30 de março de 2021

Direitos humanos são apenas para os humanos direitos? Direitos humanos são direitos dos manos?

Direitos humanos são apenas para os humanos direitos? Ou para os errados também?1

  1. Os direitos humanos nasceram nas revoluções inglesa, americana e francesa. Porém, foi durante a revolução francesa que se criou a primeira declaração dos direitos do homem. Em 1948, com a fundação da ONU – Organização das Nações Unidas, quase todos os países apoiaram a declaração universal dos direitos humanos.

  2. A grande influência para as ideias que geraram os direitos humanos foi dos filósofos iluministas: John Locke, Rousseau, Voltaire, Kant e outros.

  3. Para os filósofos Iluministas, as pessoas deveriam pensar por elas mesmas, ter senso crítico da realidade e do mundo, pensar sobre o que ocorre na sociedade e defender o que é certo. Defender a vida humana sempre foi o mais correto que eles fizeram.

  4. Os direitos humanos protegem as questões mais básicas: o direito à vida, o direito à saúde, à educação, cultura, lazer. Os direitos humanos nos protegem para que nenhum governo tenha a capacidade de destruir as nossas vidas. Os direitos humanos nos protegem da tortura.

  5. Os direitos humanos servem a todos (as). Protegem tanto a vida dos policiais quanto dos criminosos, pois a vida de todo ser humano é importante, sem exceções.

  6. Quando Cristo nos dizia: “Amai ao próximo como a ti mesmo”, está no fundo defendendo os ideais dos direitos humanos. Ele está defendendo a ideia de que devemos respeitar a vida do próximo da mesma forma que respeitamos a nossa vida.

  7. Quando a Bíblia nos diz: “Não matarás!”, também está defendendo a vida humana acima de tudo.

  8. A vida de cada pessoa é única e deve ser preservada sempre. Independente do erro que o sujeito possa ter cometido.

  9. Quando uma pessoa comete um erro, ou um crime, ela deve ser penalizada pelo erro ou crime que tomou. Mas nunca perdendo a própria vida. Pois a vida é sagrada!

  10. É por isso que os defensores dos direitos humanos são contra a pena de morte. Pois, não se pode matar outro ser humano. Pena de morte é repetir o erro que o assassino fez.

  11. Quem deseja a morte do próximo e acha que isso é justiça, está enganado. Quem deseja a morte de presidiários por achar que eles devem pagar por seus erros dessa forma, perdendo a própria vida, não quer justiça, mas vingança. E vingança é o contrário da justiça. Justiça deve ser um ato de amor ao próximo e não de ódio ao próximo.

  12. No Brasil, nos últimos dez anos, foram assassinados mais de 300 defensores dos direitos humanos. São pessoas que defendem a natureza, mas também o direito das pessoas existirem. São índios, professores, agricultores, ambientalistas, padres, estudantes e outros (as).

  13. Por isso, quando se diz que os direitos humanos são apenas para os humanos direitos, o que se quer dizer na verdade, o que está por trás desse discurso, é o ódio ao próximo. É o ódio às minorias diversas que muitas pessoas não aceitam, por recalque, por preconceito, por ódio e outros motivos sem valor. Os direitos humanos são para todas as pessoas. Sem exceção. Independente se a pessoa é “direita” ou “errada”.

  14. Em todo o mundo, nos últimos anos, vários partidos de extrema direita têm ganhado as eleições, com apoio indireto de muitas redes sociais, que ajudam a espalhar fake news ou notícias falsas, influenciando as decisões dos eleitores. Estes partidos de extrema direita são contra os direitos humanos em todo o mundo, pois são os defensores de direitos humanos que mais defendem a vida e, estes (a extrema direita), defendem o ódio às minorias de todos os tipos: negros, pobres, favelados, jovens, moradores de periferia, mestiços, mulheres, deficientes físicos e mentais, gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, transgêneros, travestis, índios, judeus, palestinos, estrangeiros e tantas outras minorias no Brasil e mundo afora, estão sendo perseguidas por estes partidos de extrema direita e seus militantes extremistas. Devemos apoiar os direitos humanos para que estas pessoas tenham seus direitos a vida respeitado!

  15. Todas as pessoas devem ser respeitadas, independente da escolha religiosa, sexual, política, de etnia, raça que possam ter. Os direitos humanos estão aí para defender as nossas vidas. Você quer perder a única defesa que você tem de proteger sua vida? Se não quer, defenda os direitos humanos!

Exercícios:

1- O que são os direitos humanos?

2-Quem é contra os direitos humanos, pode se considerar Cristão? Explique.

3-Quem tem preconceitos, pode se considerar um Cristão? Explique.

4-Quem merece os direitos humanos? Explique.

5-Quem defende a pena de morte, pode ser considerado Cristão? Explique.

6-Quem deseja a morte do próximo, mesmo que o próximo seja um criminoso, ou um assassino, pode se considerar um Cristão? Explique.

7-Quem vota na extrema direita e defende a morte de muitas minorias, tais como negros, pobres, favelados, gays, lésbicas, índios, deficientes físicos e mentais e outros (as), pode ser considerado Cristão? Explique.

8-Você respeita as escolhas das pessoas que vivem a sua volta? E as que vivem distante? Você respeita a orientação sexual, política, de religião e outras das pessoas? Explique.

9-Por que quando um governo não respeita os direitos humanos, a vida das pessoas corre mais risco? Por que as pessoas são torturadas no Brasil e no mundo? Explique.

10-Na sua opinião, por que o Brasil é o país que mais mata mulheres no mundo? Por que o Brasil é o quarto país que mais mata pessoas da comunidade GLBTT em todo o mundo? Será que é por que os direitos humanos não são respeitados pelos governos e pelas pessoas? A vida das pessoas vale alguma coisa no Brasil? Explique.

1 Texto do Professor Fernando Henrique Monteiro. Formado em Ciências Sociais pela PUC-SP com especialização pela UGF-SP e Mestrado em Filosofia também pela PUC-SP.