quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Theodor Adorno e o conceito da Indústria Cultural.

A cultura liberta ou oprime o homem?
O que é Cultura?1

Cultura é um conjunto de manifestações de um povo, de uma sociedade ou etnia, que visam desenvolver questões do comportamento individual e coletiva de seus participantes, envolvendo hábitos alimentares, da dança, na música, das diversas artes, costumes e tradições, assim como as técnicas que possam estar sendo utilizadas para a manutenção e desenvolvimento destas mesmas manifestações.

Indústria Cultural” – Theodor Adorno (1903-1969):

É um conceito criado pelo Filósofo e Sociólogo Theodor Adorno para explicar como a cultura é produzida no século XX em diante nas sociedades capitalistas. Para Adorno, a cultura passou a ser mais uma mercadoria a ser vendida e comercializada, como outro produto qualquer. A Indústria cultural é um conjunto de técnicas utilizadas pela Indústria para seduzir, domesticar e dominar uma sociedade. Ela tem o objetivo de entreter os indivíduos, fazendo com que os mesmos não percebam que, ao assistir TV, ouvir rádio, escutar música, entre outras atividades, eles estão sempre submetidos aos valores e cultura do sistema que os explora.

Adorno também fala da falsa liberdade de escolha: ao ligarmos a TV ou uma estação de rádio, temos a liberdade de escolher a programação ou o canal que desejamos, seja ela mais culta ou não. Adorno diz que isso é uma mentira que nos dizem os veículos de mídia e a cultura de uma forma geral na sociedade. Na verdade, toda e qualquer programação, seja das TV’s, rádios e outros veículos, sempre vão desenvolver questões ou temas que estejam de acordo com os princípios do sistema econômico e político dominante em cada sociedade. Não se assistirá em horário nobre uma novela que ensine os trabalhadores a criarem consciência de suas situações de miséria para que confrontem o sistema a partir desse aprendizado.

A Indústria Cultural também funciona como “lavagem cerebral” das pessoas. Hoje, esta política é muito clara nas rádios com o nome do que se chama por “jabá”. As gravadoras pagam valores às emissoras de rádios para que toquem músicas de grandes bandas ou cantores. As pessoas ouvem nas rádios e compram cd’s, discos, álbuns destes cantores que tocam nas rádios, dando um retorno financeiro imenso à “Indústria Cultural”. E assim as pessoas não percebem que estão sendo enganadas.

Adorno também vai dizer que tais políticas dos grandes veículos de comunicação cultural padronizam os gostos, a estética e o imaginário individual e coletivo nas pessoas para que se acostumem com filmes de ação, cultura da violência, competição, anulação do outro, entre outros valores. Por exemplo, o tipo de corpo ideal das mulheres ou dos homens, o tipo de roupa a se vestir, o tipo de música a se ouvir, entre outros, são exemplos dos padrões que a Indústria Cultural nos impõe.

Esta padronização também é uma forma de manter o controle das sociedades e de facilitar as vendas e o comércio, pois não existe inovação nesta Indústria, apenas repetição de si mesma. Esta padronização também atinge as outras Indústrias no capitalismo segundo o autor. Adorno escreve que qualquer criança sabe que não existem diferenças muito profundas entre um carro da GM e um da Chrysler. E isso se manifesta para as outras mercadorias: músicas iguais, filmes sempre iguais, novelas e livros que sabemos o fim da história (pois são iguais), entre outras.

Na sociedade capitalista, tudo tem algum objetivo. Dessa forma, cultura e arte são facilmente transformados em mercadoria. Por exemplo, música para divertir, filme para passar o tempo, livros para se entreter, etc. Para os autores, se a arte perdesse essa função, que no Capitalismo é a diversão e o entretenimento, ela poderia despertar uma consciência crítica nas pessoas, para que as mesmas refletissem sobre sua situação pessoal e coletiva dentro da sociedade. Aí sim, a arte se tornaria revolucionária.

É possível pensar em outra sociedade, em outra arte e em outra cultura? Para Adorno sim. O estágio atual em que se encontra a maior parte da cultura nas sociedades modernas é o de paralisação, padronização e alienação dos homens. Adorno pretende combater tal processo que ele descreve como “emburrecimento” da sociedade ou uma total alienação dos indivíduos diante de suas realidades, da política e de suas próprias vidas particulares, sejam de seus sentimentos e outras emoções.

Exercícios:

1-O que é a cultura?
2-O que é o conceito de “Indústria Cultural”?
3-Qual seu objetivo?
4-O que é a padronização da cultura? Qual o seu objetivo?
5-Existe liberdade para o cidadão escolher uma programação melhor na TV ou no rádio, segundo Adorno? Explique.
6-Qual a função da arte hoje? Qual deveria ser a função correta da arte? Explique.
7-O que é o “jabá”? O jabá é honesto com o povo? Explique.
8-O que Adorno pensa da maioria das pessoas hoje? Você concorda? Explique.
9-Na sua opinião, o conceito da “Indústria Cultural” é positiva ou negativa? Explique.
10-Qual deveria ser a função da cultura na nossa sociedade? Explique.


1 Texto do Professor Fernando Monteiro. Formado em Ciências Sociais, com bacharelado e licenciatura pela PUC-SP (2007). Além de especialização em Filosofia pela UGF (2012) e Mestrado também em Filosofia pela PUC-SP (2014).