Mídia alternativa (ou
independente) versus Mídia oficial (ou grande mídia):1
Em todo o mundo, existem dois tipos de
imprensa. Uma, está próxima do povo (a alternativa ou
independente), e a outra está distante das necessidades dos mais
carentes (mídia oficial ou grande mídia).
Mídia independente ou
alternativa:
Características:
- Ligada aos movimentos sociais e populares: sindicatos, grêmios de estudantes, associações de bairro, centros acadêmicos, movimentos ambientais e de defesa animal, associaçõess culturais, entre outros.
 - Geralmente defendem uma causa: defendem os índios, a natureza, os animais, os negros, as mulheres, os estudantes, os trabalhadores, entre outros.
 - Estão no dia a dia do povo.
 - Se preocupam muito em educar o povo.
 - Tem público muito menor do que a grande mídia.
 - São patrocinados pelo povo.
 - São imparciais. Tentam representar os interesses da maior parte da sociedade.
 
Mídia oficial ou grande mídia:
Características:
- Ligada aos interesses dos grandes empresários.
 - Patrocinada pelas grandes marcas.
 - Sem preocupação com a população ou em educar o povo.
 - O interesse é o lucro e não o bem estar da população.
 - Tem grande público.
 - Não aceitam a participação do povo na programação e conteúdos.
 - No Brasil, apoiaram a ditadura militar.
 - Se comportam como juízes da opinião pública, influenciando a posição da população.
 - São parciais, ou seja, elas tem um lado quando a questão é política ou economia. E o lado delas não é o lado do povo.
 
Exercícios:
1-O que são as
mídias independentes (ou alternativas) e as mídias oficiais (ou
grande mídia)? Explique.
2-Qual a diferença
entre a grande mídia e a mídia oficial? Explique.
3-Qual dos dois
tipos de mídia é mais justa? Explique.
4-Se você
comandasse a programação da TV, o que mudaria nela? Explique.
5-Cite um exemplo da
mídia oficial e um exemplo da mídia alternativa. Explique.
6-Por que uma tem
grande público e a outra não? O que isso demonstra? Explique.
7-Por que a mídia
oficial não aceita a participação do povo na programação e nos
conteúdos? Explique.
8-Por que o
interesse de uma é o lucro e da outra não? O que isso causa na
programação delas? Explique.
9-Por que o
patrocínio de ambas é diferente e desigual? Explique.
10-Na sua opinião,
oque deve ser feito para se resolver essa situação? Explique.
 1 Texto do Professor Fernando
 Monteiro. Formado em Ciências Sociais, com bacharelado e
 licenciatura pela PUC-SP (2007). Além de especialização em
 Filosofia pela UGF (2012) e Mestrado também em Filosofia pela
 PUC-SP (2014).