quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

A informação é livre? E o conhecimento?

A informação é livre ou é censurada?1
  • Hoje a informação é controlada em todo o mundo por grandes veículos de comunicação.
  • Grandes empresas de comunicação decidem o que deve ou não ser notícia.
  • O que acaba sendo noticiado para a população são as informações que apoiam os interesses destes poderosos donos da mídia.
  • Informações ou conhecimentos que contrariam os interesses destes bilionários são ocultadas, não publicadas ou escondidas da população.
  • Por causa desta censura prévia, parte da sociedade tem criado as “mídias alternativas” para explicar a população seu ponto de vista sobre um determinado problema.
  • Exemplos de informações que não são repassadas pela grande mídia:
  1. Quando ocorreram as greves gerais neste ano de 2017 no Brasil, os telejornais, as grandes rádios e os jornais impressos, não avisaram a população de que os transportes estariam parados no dia da greve. Milhões de brasileiros saíram de casa de madrugada para o trabalho e não tiveram meios de se locomover. Por que a grande mídia não avisou a população?
  2. O debate sobre temas importantes para a sociedade também não é feito. Questões como aborto, legalização das drogas, eutanásia, redução da maioridade, reformas trabalhistas, previdenciárias, tributárias, da educação e tantos outros problemas, não são discutidos. A grande mídia ou grande imprensa nem dá a chance ao debate. Na maior parte das vezes, nem quem é a favor e contra tais dilemas tem espaço para dialogar.
  • É por este e outros motivos que sindicatos, movimentos de estudantes, das mulheres, da juventude, dos negros, indígenas, defensores dos animais, da natureza e de tantas outras causas, criam suas próprias “mídias alternativas” ou “independentes”.
  • Sites, páginas nas redes sociais, blogs, grupos de zap e outras ferramentas vem sendo usadas por estes movimentos para tentarem informar melhor a população sobre os problemas da sociedade e como resolvê-los.
  • Parte da população, diante dessa situação, também tenta criar as rádios e Tv’s piratas para se comunicarem com a sociedade. São emissoras que não tem autorização do Estado para funcionar, mas burlam essa regra e ajudam as comunidades em que vivem.
  • Essa censura dos grandes veículos de comunicação (ou da grande imprensa), é um sinal da falta de democracia no Brasil. Os ricos tem acesso aos grandes meios de comunicação, os pobres e a classe média não.
  • Essa censura mostra a necessidade de uma reforma da democratização dos meios de comunicação no Brasil.
  • De acordo com o Professor dos MIT, Noam Chomsky, a mídia é o maior inimigo da democracia nos EUA. Podemos dizer que no Brasil também é assim.
  • A grande pergunta que é importante ser feita é: se os ricos controlam a mídia e a mídia controla os pobres, então, pela lógica, os ricos controlam os pobres?
Exercícios:
1-Existe censura das informações no Brasil e no mundo? Explique.
2-Por que parte da população utiliza as mídias alternativas? Explique.
3-Por que a grande mídia deixa de noticiar tantas coisas? Explique.
4-O que é uma reforma da democratização da mídia?
5-Voltando ao questionamento acima: teoricamente, se os ricos controlam a mídia e a mídia controla a consciência, as opiniões e a “cabeça” dos pobres, então, pela lógica, os ricos controlam os pobres? Explique.


1 Texto do Professor Fernando Monteiro. Formado em Ciências Sociais, com bacharelado e licenciatura pela PUC-SP (2007). Além de especialização em Filosofia pela UGF (2012) e Mestrado também em Filosofia pela PUC-SP (2014).