quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Star wars: entre a república e o império.

Império versus República1:

Império: Regime político onde quem governa é o imperador. No passado, se tratava de um vasto território, podendo ser contínuo ou não, governado por um tirano, que exercia funções de mando, exploração direta e submissão de muitos povos aos seus desejos.

Hoje, o império age de modo disfarçado. Ele não precisa comandar fisicamente ou militarmente uma nação. Ele pode influenciar as decisões de outros países através da política, da cultura, da manipulação da grande mídia de modo a se beneficiar com isso. É o que se chama na política de soft power. Não existe o entendimento de que outro povo tem os seus direitos quando existem impérios.

De acordo com Lênin em sua obra "O imperialismo", o império hoje está associado a diversas transformações na economia mundial. Ele uniu o capital da indústria com o capital dos bancos, o que acabou criando grupos econômicos grandiosos que muitas vezes comandam a economia de um país inteiro. Muitas vezes esses grupos também mandam e desmandam nos próprios Estados Nacionais, não levando em consideração as necessidades do povo.

Outra característica do império, é que ele assumiu o controle de imensas quantidades de terra em todo o mundo, geralmente explorando matérias primas. Os maiores impérios hoje são: Os Estados Unidos, Alemanha, França, Inglaterra, Japão, China e Rússia. O Brasil, para muitos estudiosos também é considerado um império, mas de característica regional.

República: A palavra república vem do latim (res e publica) e significa coisa pública ou coisa do povo. A concepção da República está ligada a capacidade de se diferenciar o que é do particular e o que é de todos. Na república, deve haver o respeito ao que é do coletivo, ao que é comum. Deve haver um entendimento entre as pessoas de que elas devem compartilhar diversas coisas e mesmo sendo compartilhado, estes objetos pertencem a todos e a cada um de nós.

Isso serve para coisas simples que vão desde o uso compartilhado do livro pedagógico na escola, do uso da carteira e da mesa escolar, até coisas mais complexas, como o dinheiro dos impostos recolhido pelos governos.

A república pode dar a possibilidade de mudança de governos através do voto. No Império, isso dificilmente acontece, pois, apesar de haver eleições, qualquer um dos vencedores, respeitará a vontade e os projetos dos grandes grupos econômicos de seus países e de outros lugares. E não a vontade do povo.

Na república existe uma lógica de se compartilhar coisas públicas para o bem comum. No império, também podemos compartilhar algumas coisas públicas, mas sua orientação é a da acumulação e não da divisão. O império trabalha com a lógica do acúmulo, enquanto a República pode trabalhar com a lógica do compartilhamento.

Na república não deveria haver corrupção, pois este ato é anti-republicano por excelência. Quando ocorre a corrupção, todos deixam de ganhar. No final das contas, até o corrupto perde, pois como parte de uma sociedade, ele desequilibra a ajuda para quem mais precisa.

No cinema, o conflito milenar entre a república e o império ficou conhecido nos filmes de “Guerra nas Estrelas” ou “Star Wars” do diretor George Lucas. Os Jedi e Luke Skywalker defendendo a república e a paz entre os diversos povos do universo e, no outro lado, o personagem de Darth Vader defendendo a concentração do poder em suas mãos para dominar todos os povos conhecidos.

Exercícios:

1-O Brasil é uma república ou é um império? Ou ambos? E os EUA? Explique.
2-Cite três exemplos da presença da república no seu cotidiano.
3-Cite dois atos republicanos e dois anti-republicanos.
4-Cite dois exemplos da lógica do acúmulo no império e do compartilhamento na república.
5-O que é o soft power? E o hard power? Dê exemplos.


1 Texto do professor Fernando Monteiro. Bacharel com licenciatura em Ciências Sociais pela PUC-SP com especialização em Filosofia pela UGF-SP e mestrado em Filosofia também pela PUC-SP.