quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Foucault e o panópticon:

Michel Foucault (1926-1984):1

Foucault foi um filósofo Francês muito estudado em todas as Ciências Humanas. Ele escreveu muito sobre as diversas formas de dominação e controle sobre o ser humano no século XX e que servem até os dias de hoje.

Panoptismo:

Jeremy Benthan (1748-1832), é um outro filósofo criador da estrutura arquitetônica chamada panóptico. Trata-se de uma maneira de controlar os sujeitos em nossa sociedade. O “panóptico” é o desenho de um prédio que tem por função vigiar as pessoas que frequentam este prédio. É praticamente uma prisão. É o que Foucault chamará de “o olho do imperador”, que a tudo e a todos vê. Ou seja, trata-se de uma forma de controlar as pessoas para que elas não desejem modificar as regras e o sistema, aceitando a prisão em que vivem e as injustiças em que vivemos.

É também o que Foucault entenderá como parte da “sociedade da disciplina”. Uma sociedade cada vez mais controladora do ser humano, tirando sua liberdade e sua privacidade. O “panóptico é um instrumento que é parte da “sociedade da disciplina”. Hoje o “panóptico” pode ser as câmaras de vídeo que a todos e a tudo vê. A função destas Instituições de repressão ao indivíduo, os “panópticons”, não são somente o de excluir o criminoso da sociedade e do convívio social, mas de fixá-los nestas prisões e inseri-los, tais como engrenagens dentro do sistema, para que eles aprendam a introduzir em si mesmos as ordens e regras de cada uma das sociedades. Em nome de uma suposta tranquilidade, as pessoas hoje são obrigadas a abrir mão de suas privacidades para terem “segurança”. Dessa forma, os diversos poderes se aproveitam para obter informação (e assim possuem também controle) sobre tudo o que as pessoas fazem no seu dia a dia.

No fundo, escolas, prisões, hospícios, hospitais, fábricas e outros, têm a função de fazer estes indivíduos se adequarem a dominação e reproduzirem as mesmas regras, ordens, leis, controle e domínio uns sobre os outros também.

É o que Foucault chama de uma “rede institucional de sequestro” das pessoas para que permaneçam presas dentro destas instituições e ali aprendam a obedecer às autoridades e o poder sempre.

Rede Institucional de Sequestro” – RIS:

Esta Rede tem 4 objetivos:

1- Oferecer o tempo de lazer do trabalhador ao capital, patrão ou a autoridade mais próxima.
2- Controlar seu corpo embrutecendo-o para que ele sirva de instrumento ao uso do capital.
3- Integrar na produção o tempo e a força do trabalhador em prol do enriquecimento do capital (e empobrecimento do indivíduo).
4- Usar o saber produzido nestas Instituições para dominar e controlar ainda mais os indivíduos.

A existência destas Instituições é que deu origem a um “saber-poder” que mantém as estruturas de um “poder-saber”. Ou seja, para Foucault, esta “rede de sequestro” cria uma série de conhecimentos (saberes) que possibilitam às autoridades (poder), controlar e dominar os indivíduos cada vez mais. O poder destes poderosos para Foucault, não se sustenta somente com a força física (exércitos, polícias, forças armadas, etc). Ele (os diversos tipos de poderes) precisa do consentimento ou da aprovação dos dominados (nós, o povo, os trabalhadores, a classe média) e da reprodução da própria dominação por parte destes, para existir. Ou seja, para Foucault, os próprios indivíduos em nossa sociedade se tornaram “panópticons”. Ao controlarmos o próximo pelo olhar, pela censura prévia de suas ações, ao imperdirmos as pessoas de serem livres, ao vigiarmos, controlarmos, defirnirmos o que é certo e errado, estamos assumindo o papel dos panópticons da pós modernidade, auxiliando os poderes diversos a controlar, manipular e ordenar as pessoas da forma como os poderes assim desejam. Foucault quer que pensemos a respeito das nossas ações que estão servindo como base para impedir a liberdade de todos.

Trabalho – valendo nota: 10 pontos:

1-O que é um “panóptico”? Qual o objetivo do “panóptico”?
2-Nosso colégio é um “panóptico”? Explique.
3-Como se diferencia o “panóptico” de Jeremy Benthan para o de Foucault?
4-Onde mais poderiam ser encontradas estruturas de “panóptico”? Explique.
5-O que é a RIS? Qual seu objetivo?
6-O que é a “sociedade da disciplina”?
7-O que é o “olho do imperador”?
8-Quem foi Foucault? O que ele fez de importante?
9-Existem outras formas de “panóptico”? Explique.
10-O que é o “saber-poder” e o “poder-saber”?


1 Texto do Professor Fernando Monteiro. Formado em Ciências Sociais, com bacharelado e licenciatura pela PUC-SP (2007). Além de especialização em Filosofia pela UGF (2012) e Mestrado também em Filosofia pela PUC-SP (2014).