Michel Foucault
(1926-1984):1
Foucault foi
um filósofo Francês muito estudado em todas as Ciências Humanas.
Ele escreveu muito sobre as diversas formas de dominação e controle
sobre o ser humano no século XX e que servem até os dias de hoje.
Panoptismo:
Jeremy
Benthan (1748-1832), é um outro filósofo criador da estrutura
arquitetônica chamada “panóptico”.
Trata-se de uma maneira de controlar os sujeitos em nossa sociedade.
O “panóptico” é o desenho de um prédio que tem
por função vigiar as pessoas que frequentam este prédio. É
praticamente uma prisão. É o que Foucault chamará de “o
olho do imperador”, que a tudo e a todos vê. Ou seja,
trata-se de uma forma de controlar as pessoas para que elas não
desejem modificar as regras e o sistema, aceitando a prisão em que
vivem e as injustiças em que vivemos.
É também o
que Foucault entenderá como parte da “sociedade da
disciplina”. Uma sociedade cada vez mais controladora do
ser humano, tirando sua liberdade e sua privacidade. O “panóptico”
é um instrumento que é parte da “sociedade da disciplina”.
Hoje o “panóptico” pode ser as câmaras de vídeo
que a todos e a tudo vê. A função destas Instituições de
repressão ao indivíduo, os “panópticons”, não
são somente o de excluir o criminoso da sociedade e do convívio
social, mas de fixá-los nestas prisões e inseri-los, tais como
engrenagens dentro do sistema, para que eles aprendam a introduzir em
si mesmos as ordens e regras de cada uma das sociedades. Em nome de
uma suposta tranquilidade, as pessoas hoje são obrigadas a abrir mão
de suas privacidades para terem “segurança”. Dessa forma, os
diversos poderes se aproveitam para obter informação (e assim
possuem também controle) sobre tudo o que as pessoas fazem no seu
dia a dia.
No fundo,
escolas, prisões, hospícios, hospitais, fábricas e outros, têm a
função de fazer estes indivíduos se adequarem a dominação e
reproduzirem as mesmas regras, ordens, leis, controle e domínio uns
sobre os outros também.
É o que
Foucault chama de uma “rede institucional de sequestro”
das pessoas para que permaneçam presas dentro destas instituições
e ali aprendam a obedecer às autoridades e o poder sempre.
“Rede
Institucional de Sequestro” – RIS:
Esta Rede
tem 4 objetivos:
1-
Oferecer o tempo de lazer do trabalhador ao capital, patrão ou a
autoridade mais próxima.
2-
Controlar seu corpo embrutecendo-o para que ele sirva de instrumento
ao uso do capital.
3-
Integrar na produção o tempo e a força do trabalhador em prol do
enriquecimento do capital (e empobrecimento do indivíduo).
4-
Usar o saber produzido nestas Instituições para dominar e controlar
ainda mais os indivíduos.
A existência
destas Instituições é que deu origem a um “saber-poder”
que mantém as estruturas de um “poder-saber”. Ou
seja, para Foucault, esta “rede de sequestro” cria
uma série de conhecimentos (saberes) que possibilitam às
autoridades (poder), controlar e dominar os indivíduos cada vez
mais. O poder destes poderosos para Foucault, não se sustenta
somente com a força física (exércitos, polícias, forças armadas,
etc). Ele (os diversos tipos de poderes) precisa do consentimento ou
da aprovação dos dominados (nós, o povo, os trabalhadores, a
classe média) e da reprodução da própria dominação por parte
destes, para existir. Ou seja, para Foucault, os próprios indivíduos
em nossa sociedade se tornaram “panópticons”. Ao
controlarmos o próximo pelo olhar, pela censura prévia de suas
ações, ao imperdirmos as pessoas de serem livres, ao vigiarmos,
controlarmos, defirnirmos o que é certo e errado, estamos assumindo
o papel dos panópticons da pós modernidade, auxiliando os poderes
diversos a controlar, manipular e ordenar as pessoas da forma como os
poderes assim desejam. Foucault quer que pensemos a respeito das
nossas ações que estão servindo como base para impedir a liberdade
de todos.
Trabalho
– valendo nota: 10 pontos:
1-O que é
um “panóptico”? Qual o objetivo do “panóptico”?
2-Nosso
colégio é um “panóptico”? Explique.
3-Como se
diferencia o “panóptico” de Jeremy Benthan para o de Foucault?
4-Onde mais
poderiam ser encontradas estruturas de “panóptico”? Explique.
5-O que é a
RIS? Qual seu objetivo?
6-O que é a
“sociedade da disciplina”?
7-O que é o
“olho do imperador”?
8-Quem foi
Foucault? O que ele fez de importante?
9-Existem
outras formas de “panóptico”? Explique.
10-O que é
o “saber-poder” e o “poder-saber”?
1
Texto do Professor Fernando
Monteiro. Formado em Ciências Sociais, com bacharelado e
licenciatura pela PUC-SP (2007). Além de especialização em
Filosofia pela UGF (2012) e Mestrado também em Filosofia pela
PUC-SP (2014).