domingo, 19 de fevereiro de 2017

Pequenas considerações sobre Marx.

Karl Marx (1818-1883)[1]:

Marx interpretou uma evolução em que a mudança das sociedades humanas seriam contínuas em busca de melhores regimes econômicos e sociais. Marx interpretaria as fases ou etapas da seguinte forma:

Escravismo - Feudalismo - Capitalismo - Socialismo - Comunismo.
Ou seja, a evolução é constante também nas fases históricas de organizações dos modos de produção dos homens e de suas sociedades. Existe um eterno avançar da vida e da organização dos homens.

Alguns tópicos importantes da obra de Marx:

  • A questão econômica e histórica é quem determina a realidade dos homens.
  • As sociedades sempre viveram em conflito de classes sociais com interesses antagônicos: escravos versus senhores de escravos, camponeses versus senhores feudais, trabalhadores versus patrões, entre outros.
  • Marx fala em duas estruturas para as sociedades. Sendo a primeira fundamental para a existência da segunda e determinante também.
  • Infraestrutura: São os meios de produção que geram as riquezas de uma sociedade através do trabalho.
  • Superestrutura: São a cultura, as leis, a política, filosofia, as artes de uma determinada sociedade.
  • O Materialismo Histórico: É o método Marxista de se chegar a verdade e de se entender a realidade. Funcionam como Leis da História amparadas num determinismo econômico que entende que as questões de caráter econômico são fundamentais para se interpretar a realidade e existência dos homens.
  • Somente haveria avanço na vida dos homens se uma revolução feita pelos trabalhadores ultrapassasse a fase atual do capitalismo em direção a um regime melhor que para Marx, seria o Socialismo e posteriormente o Comunismo.

Marx acredita que a única forma de se romper o processo de alienação da consciência da classe trabalhadora é a situação extrema que faz perceber aos explorados suas contradições (a nítida destituição dos proletários sem a propriedade enquanto a elite transborda, esbanja riqueza) com a classe dominante.

O Sociólogo Ernest Mandel divide o método de Marx para a Sociologia em três grandes Leis:

1º Lei: Não é a consciência que determina a vida, mas a vida e a realidade das pessoas é que determinam a consciência de todos.

2º Lei: Boa parte das ideias das pessoas em todas as épocas e sociedades são as ideias da classe dominante em cada época e sociedade, respectivamente.

3º Lei: As ideias estão diretamente entrelaçadas ao modo de produção vigente em todas as sociedades e épocas. São as práticas que nascem do mundo do trabalho que determinam as ideias das pessoas em última instância.

O método sociológico de Marx vem da ideia de se contrapor o “idealismo” na Filosofia. Por isso é materialista. E Histórico por que se apoia na História para entender os problemas do homem no passado, no presente e os que podem vir a surgir.





[1] Professor Fernando Monteiro. Bacharel em Ciências Sociais com Licenciatura no mesmo curso pela PUC-SP. Possui especialização pela UGF-SP em Filosofia e mestrado também em Filosofia pela PUC-SP.