sexta-feira, 24 de abril de 2009

O que é Estrutura Sindical?

O que é estrutura sindical?

O autor faz uma crítica a todo o capítulo V da CLT e suas quase 100 cláusulas que restringem e controlam as atividades dos Sindicatos no país.

Também traz diversos exemplos da luta anarcosindicalista no Brasil até as atividades da oposição metalúrgica na década de 70. Cita os problemas da unicidade sindical imposta de cima para baixo pois esta, da forma como foi criada nada mais é que um golpe a organização dos trabalhadores.

Também critica o corporativismo, o assistencialismo, cupulismo, inexistência dos organismos de base, imposto sindical, controles financeiros sobre os balanços, Estatutos padrões, as cartas de reconhecimentos e tantos outros instrumentos utilizados pelo Estado para reprimir e dar vida ao peleguismo como conseqüência destas medidas. Também fala da proibição da criação de Centrais Sindicais e da filiação destas e de Sindicatos ou outras entidades a entidades internacionais do movimento sindical.

Além de efetuar toda a crítica, ele apresenta no fim do livro uma proposta como exemplo no atual modelo do Sindicalismo Espanhol depois do fim da Ditadura Nazi-fascista de Franco. Cita os comitês por empresa, delegados sindicais, assembléia de delegados, entre outros exemplos possíveis do sindicalismo espanhol.

Não que haja concordância de minha parte com a atual estrutura eleitoral sindical deste país.

Giannoti, Vito. O que é estrutura sindical? Editora Brasiliense. São Paulo-SP.