quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Georg Simmel e alguns conceitos.

 

Georg Simmel (1858-1918):


Pai da microsociologia, ou seja, ele focava o estudo de sua técnica sociológica nas ações cotidianas ou no comportamento das pessoas para tentar entender a coletividade. Ou seja, Simmel inicia sua análise a partir da parte e não do todo, como fizeram Marx e Durkheim. Ele analisa o indivíduo para entender a sociedade, enquanto os outros sociólogos estudaram a sociedade para entender o indivíduo. Simmel é uma grande influência para o Sociólogo Max Weber quando este constrói o conceito de ação social.


O que acontece com os indivíduos nas grandes cidades?


Segundo Simmel, os indivíduos passam a ser mais frios, distantes, falsos, não amigáveis uns com os outros. A capacidade de se importar com o próximo, ou seja, a empatia, se perde. Um jeito triste toma conta das pessoas. A vida se torna comercializável. Tudo se transforma em mercadoria, inclusive os sentimentos das pessoas. O tempo é veloz, a vida é mais agitada. O cansaço está em todos. As pessoas não se suportam. Não ligam umas paras as outras.


O que acontece com os indivíduos nas pequenas cidades e no campo?


Nas pequenas cidades e no campo, os indivíduos são mais próximos uns dos outros, se importam mais uns com os outros, podem se ajudar mais pois, tem mais contato uns com os outros. Enquanto que nas grandes cidades isso é impossível, pelas milhões de pessoas que existem lá e pelo modo de vida que levam. O tempo no campo é outro. A calmaria e o contato com a natureza podem manter o indivíduo um pouco mais humano.


O que é a atitude blasé?


É a atitude de se lamentar pela vida vazia, difícil, solitária, agitada, cansativa, que os indivíduos levam nas grandes cidades. As pessoas passam a ter mais reserva umas com as outras, desconfiam mais. As pessoas passam a ser mais frias, distantes, falsas, competitivas umas com as outras. A capacidade de se importar com o próximo, ou seja, a empatia, se perde. Um jeito triste toma conta das pessoas, um cansaço sem fim. Ela ocorre nas pessoas que vivem na grande cidade.


Qual a saída para as pessoas diante do conflito entre a unifomização e a diferença?


A saída é a extravagância, é o exagero, é tentar demonstrar sua subjetividade, seu eu, é se mostrar, se arriscar nas artes e expressar sua individualidade, sua subjetividade, tentando marcar sua diferença diante de um mundo que esmaga a subjetividade alheia. Porém, mesmo assim, para Simmel, isso não é certeza de uma saída válida, pois as pessoas podem se expressar acreditando que estão se libertando, se diferenciando umas das outras, mas o que pode ocorrer é justamente o contrário: uma massificação das individualidades.


O que é o conceito de intensificação da vida nervosa?


É um conceito que explica que na grande cidade, somos frequentemente expostos a estímulos que acabam exigindo de nós uma sensibilidade específica para lidar com tantos anúncios e novidades. Os avanços tecnológicos e a racionalização da vida contribuem para que o cotidiano se torne ao mesmo tempo mais simples e mais complicado. Ao mesmo tempo que temos o automóvel para nos ajudar a deslocar mais rapidamente, estamos travados no trânsito. Ao mesmo tempo que temos a internet para agilizar a vida e nos tornar mais seguros, a informática vive tendo problemas e os crimes pela internet não acabam. Ao mesmo tempo que o capitalismo produz tanta riqueza, temos mais de um bilhão de pessoas passando fome no mundo. A intensificação da vida nervosa é esse conjunto de contradições da vida moderna que exaure qualquer ser humano.


Exercícios - Georg Simmel:


1-O que é o conceito de intensificação da vida nervosa?

2-O que é a atitude de reserva ou atitude blasé?

3-O que acontece com as pessoas nas grandes e pequenas cidades?

4-Qual a saída para a uniformização das pessoas?