terça-feira, 30 de março de 2021

O que são o taylorismo, fordismo e o toyotismo? Quem eles beneficiam?

O que são o taylorismo, fordismo e o toyotismo?

São técnicas de produção desenvolvidas desde o século XIX até os nossos dias que visam aperfeiçoar a produção de manufaturados tentando racionalizar as operações e o trabalho humano, tornando-os mais eficientes e lucrativos para os patrões.

Técnicas das Ciências, das engenharias, da Física, Química e tantas outras áreas são utilizadas, desde o trabalho mais simples ao mais sofisticado, afim de ganhar tempo, escala, produção, dinheiro, lucro para os ricos, patrões ou capitalistas.

O Taylorismo e o Fordismo, que são técnicas de produção, foram responsáveis por aumentar a produção de diversos produtos em todo o mundo, gerando mais consumo, mais empregos, mais riqueza, melhores condições de vida em várias nações.

O Toyotismo por sua vez, ajudou a inserir na indústria e depois nos outros setores, máquinas e depois robôs que acabaram com o emprego de muitos trabalhadores, gerando grande desemprego em diversas partes do mundo.

Estas técnicas de produção são filhas diretas do Positivismo, implantado dentro dos locais de trabalho. O positivismo é a crença de que a Ciência é a verdade absoluta e de que todas as áreas da vida devem ser conduzidas pela razão e pela experiência científica. Então, se existe um robô que faz um determinado trabalho melhor do que o humano, na visão do Positivista (aquele que defende o positivismo), o trabalhador deve perder o emprego, pois a verdade científica está acima de todo e qualquer questionamento.

A tecnologia e as diversas técnicas criadas pela ciência não podem ser consideradas neutras, ou seja, não podem ser entendidas apenas como meios para ajudar a "humanidade" de uma forma geral. Elas beneficiam a ampliação e fortalecimento do sistema capitalista fazendo com que os patrões ganhem cada vez mais dinheiro, poder, conhecimento que usam para controlar a sociedade ou manipular seus consumidores para que comprem mais ou votem nos candidatos e partidos que o poder do grande capital deseja.

No passado, ao permitir uma intromissão tão grande destas técnicas de produção e, portanto, do próprio Positivismo, nos locais de trabalho, os conflitos entre trabalhadores e patrões aumentavam. Mas, nos nossos dias, a ideologia da classe dominante, ou seja, as ideias dos patrões, tendem a dominar melhor as consciências dos trabalhadores. Isso é tudo o que os capitalistas mais querem: trabalhadores dóceis, alienados, que não reclamem, que não protestem, que não façam greve e que aceitem o salário de fome que recebem e o regime de semi-escravidão da sociedade capitalista.

A pergunta que fica a você estudante, para que reflita sobre sua vida, é: você vai aceitar ser eternamente explorado pelos capitalistas ou pelos patrões?

Exercícios:

1) O que é o Taylorismo? O que é o Fordismo? O que é o Toyotismo?


2) Quem se beneficia destas técnicas de produção? A classe trabalhadora ou a classe patronal? Explique.


3) Você estudante vai aceitar ser eternamente explorado como seus pais são pelos patrões ou capitalistas? Ou vai incentivar seus colegas de trabalho e escola a pensar e agir para construir um novo mundo? Explique.

4) A tecnologia tem lado? Quem ela mais favorece? Explique.