São técnicas de produção desenvolvidas desde o século XIX até os nossos dias que visam aperfeiçoar a produção de manufaturados tentando racionalizar as operações e o trabalho humano, tornando-os mais eficientes e lucrativos para os patrões.
Técnicas das Ciências, das engenharias, da Física, Química e tantas outras áreas são utilizadas, desde o trabalho mais simples ao mais sofisticado, afim de ganhar tempo, escala, produção, dinheiro, lucro para os ricos, patrões ou capitalistas.
O Taylorismo e o Fordismo, que são técnicas de produção, foram responsáveis por aumentar a produção de diversos produtos em todo o mundo, gerando mais consumo, mais empregos, mais riqueza, melhores condições de vida em várias nações.
O Toyotismo por sua vez, ajudou a inserir na indústria e depois nos outros setores, máquinas e depois robôs que acabaram com o emprego de muitos trabalhadores, gerando grande desemprego em diversas partes do mundo.
Estas técnicas de produção são filhas diretas do Positivismo, implantado dentro dos locais de trabalho. O positivismo é a crença de que a Ciência é a verdade absoluta e de que todas as áreas da vida devem ser conduzidas pela razão e pela experiência científica. Então, se existe um robô que faz um determinado trabalho melhor do que o humano, na visão do Positivista (aquele que defende o positivismo), o trabalhador deve perder o emprego, pois a verdade científica está acima de todo e qualquer questionamento.
A tecnologia e as diversas técnicas criadas pela ciência não podem ser consideradas neutras, ou seja, não podem ser entendidas apenas como meios para ajudar a "humanidade" de uma forma geral. Elas beneficiam a ampliação e fortalecimento do sistema capitalista fazendo com que os patrões ganhem cada vez mais dinheiro, poder, conhecimento que usam para controlar a sociedade ou manipular seus consumidores para que comprem mais ou votem nos candidatos e partidos que o poder do grande capital deseja.
No passado, ao permitir uma intromissão tão grande destas técnicas de produção e, portanto, do próprio Positivismo, nos locais de trabalho, os conflitos entre trabalhadores e patrões aumentavam. Mas, nos nossos dias, a ideologia da classe dominante, ou seja, as ideias dos patrões, tendem a dominar melhor as consciências dos trabalhadores. Isso é tudo o que os capitalistas mais querem: trabalhadores dóceis, alienados, que não reclamem, que não protestem, que não façam greve e que aceitem o salário de fome que recebem e o regime de semi-escravidão da sociedade capitalista.
A pergunta que fica a você estudante, para que reflita sobre sua vida, é: você vai aceitar ser eternamente explorado pelos capitalistas ou pelos patrões?
Exercícios:
1) O que é o Taylorismo? O que é o Fordismo? O que é o Toyotismo?
2) Quem se beneficia destas técnicas de produção? A classe trabalhadora ou a classe patronal? Explique.
3) Você estudante vai aceitar ser eternamente explorado como seus pais são pelos patrões ou capitalistas? Ou vai incentivar seus colegas de trabalho e escola a pensar e agir para construir um novo mundo? Explique.
No passado, ao permitir uma intromissão tão grande destas técnicas de produção e, portanto, do próprio Positivismo, nos locais de trabalho, os conflitos entre trabalhadores e patrões aumentavam. Mas, nos nossos dias, a ideologia da classe dominante, ou seja, as ideias dos patrões, tendem a dominar melhor as consciências dos trabalhadores. Isso é tudo o que os capitalistas mais querem: trabalhadores dóceis, alienados, que não reclamem, que não protestem, que não façam greve e que aceitem o salário de fome que recebem e o regime de semi-escravidão da sociedade capitalista.
A pergunta que fica a você estudante, para que reflita sobre sua vida, é: você vai aceitar ser eternamente explorado pelos capitalistas ou pelos patrões?
Exercícios:
1) O que é o Taylorismo? O que é o Fordismo? O que é o Toyotismo?
2) Quem se beneficia destas técnicas de produção? A classe trabalhadora ou a classe patronal? Explique.
3) Você estudante vai aceitar ser eternamente explorado como seus pais são pelos patrões ou capitalistas? Ou vai incentivar seus colegas de trabalho e escola a pensar e agir para construir um novo mundo? Explique.
4) A tecnologia tem lado? Quem ela mais favorece? Explique.