terça-feira, 30 de março de 2021

Como nasce o capitalismo para os clássicos da Sociologia?

Como nasce o capitalismo?

Depois de entender o que é o capitalismo e o que é um modo de produção, você pode entender o que pensaram os três grandes Sociólogos, pais da Sociologia, de como nasceu o sistema capitalista. Vamos ao que pensa cada um dos três:

Para Marx, o capitalismo nasce através da exploração histórica de uma classe social sobre outra, de um grupo social sobre outro ou de uma casta sobre outra ou ainda de uma etnia sobre a outra e assim vai pela história. Ou seja, para Marx, o capitalismo é fruto da exploração do povo, do trabalhador, do escravo, da plebe e consequentemente o enriquecimento das classes dominantes de cada época e sociedade.

Para Weber, o capitalismo nasce da ética do Protestante que via no enriquecimento pessoal a chance de ser absolvido de seus pecados. Essa sede pelo enriquecimento não estava presente nas práticas dos Católicos, como observou Weber. Os Católicos eram contra a cobrança de juros, contra a usura e a exploração excessiva. Para os protestantes, essas eram práticas comuns. Weber acredita que estas práticas dos protestantes tenham permitido surgir primeiramente nestas nações os primeiros bancos, o que ajudou a alavancar o desenvolvimento destes países. Ou seja, para Weber, o esforço do protestante em economizar dinheiro, trabalhar duramente toda a vida, acumular riqueza, seria prova de sua benção, não importando se o sujeito arruinou ou não a vida de seus trabalhadores pagando-lhes salários de fome. Esse comportamento do Protestante é que gera a riqueza de uma sociedade na opinião de Max Weber. É daí que nasce o capitalismo, para Weber.

Para Durkheim o capitalismo nasce da evolução das tecnologias e das técnicas de produção, como o taylorismo, fordismo e o toyotismo nos dias de hoje. O capitalismo é o auge da evolução humana para este Sociólogo. O capitalismo também é fruto de uma evolução tecnológica, científica para Durkheim. Portanto, para este Sociólogo, o capitalismo seria um desenvolvimento natural das sociedades mais avançadas e não fruto da exploração, como pensou Marx e nem fruto da ganância humana, como pensou Weber. Durkheim também tinha uma posição conservadora sobre a política, o que permitiu uma Sociologia conservadora, mantenedora da ordem do capital sobre quaisquer desvios de caminho que o capitalismo pudesse sofrer.

Exercícios:
1) O que é o capitalismo?
2) Como nasce o capitalismo para Marx? E para Weber? E para Durkheim? Explique.