domingo, 19 de fevereiro de 2017


Émile Durkheim (1858-1917):


1. Nascido na França, foi o criador do primeiro curso de Sociologia na Universidade.

2. Desenvolveu a Sociologia como Ciência.

3. Criou método, técnicas, regras para desenvolver o trabalho do Sociólogo.

4. As técnicas mais comuns usadas pelos Sociólogos são: o uso da estatística, demografia, trabalho de campo (indutivo), trabalho teórico (dedutivo), uso de questionários, distanciamento do objeto a ser estudado, frieza e objetividade na análise, obrigatoriedade de conclusão, imparcialidade, uso de gráficos, tabelas, uso da matemática e de outras Ciências e técnicas.

5. Seu método se chama “positivismo organicista”.

6. Se chama “organicista” pois compara as instituições da sociedade com os órgãos do corpo humano: cada órgão (ou instituição), tem sua função para que o todo funcione corretamente. Exemplo: os braços seriam as forças do Estado (polícia, exército, marinha, etc) porque possui a força; o cérebro seria a Ciência porque é o órgão que pensa, e assim por diante.

7. Durkheim acreditava que quando a sociedade estava mal, era sintoma de falta de bom funcionamento de suas instituições ou de seus “órgãos”. Esse processo acontecia por causa de uma decadência moral e ética das pessoas, provocada pelo excesso de egoísmo e a competição, típicos das sociedades modernas. A corrupção é um exemplo claro dessa decadência. Ele chamava este processo de “anomia”.

8. “Anomia” ocorre quando as pessoas deixam de se importar com a sociedade e pensam somente em si mesmas. Na “anomia”, as pessoas deixam de agir, cumprir regras e ordens por causa de suas importâncias. Elas o fazem por obrigatoriedade e não pela consciência. As pessoas seguem a lei com medo ou por serem obrigadas, mas não por que é importante. A “anomia” é a perda de caráter e de consciência pública. Ela funciona como um câncer. Para Durkheim, era o grande mal das sociedades modernas.

Fato Social:

O “fato social” é uma ferramenta da Sociologia, ou, um conceito que tenta explicar o que pode ou não pode ser estudado pela Sociologia. É o fato social quem determina o objeto de estudo da Sociologia. Para que um fenômeno na sociedade seja considerado um fato social, ele precisa seguir três regras:

a) Ser coercitivo (ou opressivo) ao indivíduo.

b) Ser externo ao indivíduo. Ou seja, não faz parte de sua psiquê.

c) É geral: ocorre com toda a sociedade ou com parte dela.

Um casamento, uma greve, uma religião, passar no vestibular, ter perfil nas redes sociais, o mundo do trabalho, são exemplos de “fatos sociais”, pois obrigam o indivíduo a fazê-lo, independem da concordância ou existência do sujeito e está por toda a sociedade.

Esse conjunto de pressões sociais sobre as pessoas, constituem as regras básicas para que a sociedade funcione. Elas oprimem o sujeito, mas fazem com que a sociedade possa continuar existindo. É um trabalho coletivo de ajuda de todos para que a vida seja melhor para todo mundo.

Exercícios:

1. Quem foi Durkheim? O que ele fez pela Sociologia?
2. O que é o “organicismo”?
3. O que é a “anomia”?
4. O que é o “fato social”?
5. Quais as regras para que um objeto da sociedade seja um “fato social”?
6. Dê dois exemplos de um “fato social” e explique-os.
7. Uma planta ou uma espécie rara de animal em extinção, podem ser considerados um “fato social”? Explique.
8. Cite três regras ou técnicas que os Sociólogos utilizam em seus trabalhos.
9. Dê um exemplo do que é a anomia para Durkheim e explique.