domingo, 11 de setembro de 2016

O que é coisificação? E reificação?

Material usado em sala de aula para o Ensino Médio afim de esclarecer de forma mais didática possível o que é o conceito de coisificação e reificação. Bons estudos!

Coisificação e Reificação do outro:[1]



  1. Ø Coisificação ou reificação são outras formas de alienação do ser humano.
  2. Ø Coisificar é representar o ser humano como objeto físico, privado de qualidades pessoais ou de individualidade e subjetividade.
  3. Ø Coisificar é considerar o trabalho e o próprio trabalhador como uma mercadoria.
  4. Ø Coisificação ou reificação é transformar o homem (ser humano) em objeto de consumo.
  5. Ø Transformação de conceitos, ideias, sonhos, desejos em objetos concretos, como mercadorias, possíveis de serem comercializados. Exemplo: amor, você só recebe se doa. Isso também é coisificação ou reificação.
  6. Ø Para o Sociólogo e Filósofo Theodor Adorno, o contato com as máquinas fez o homem se desumanizar. Os esportes e a competição também desumanizam o homem quando fazem com que os mesmos se portem como máquinas ou tentem se aproximar (ou igualar) das mesmas. O corpo deve se assemelhar a uma máquina e ser copiado por todos. Isso deve funcionar como modelo padrão de beleza para homens e mulheres. Isso é desrespeitar a outra pessoa e suas diferenças. É o “embrutecimento” e a “desumanização” do homem.
  7. Ø O capitalismo também faz o homem se desumanizar quando trata a natureza como objeto a ser explorado assim como o próprio trabalhador. 
  8. Ø O egoísmo exacerbado também é exemplo de coisificação do homem. A satisfação imediata dos meus desejos independente da vontade da outra pessoa vem sempre em primeiro lugar. O ser humano se torna posse, propriedade do outro: isso gera o ciúme doentio. São exemplos de coisificação.
  9. Ø Só o que pode ser útil, prático, comercializável, trocado e comprado tem valor nesta sociedade capitalista que vivemos. As boas ideias não tem valor. Tudo vira mercadoria, inclusive a vida e os sentimentos das pessoas, de acordo com Adorno.
  10. Ø Coisificação é parte da barbárie imposta pelo capitalismo. Barbárie é a erradicação de tudo o que existe de humano no homem. O nazi-fascismo é parte da barbárie. Exemplo: quando Hitler manda diversas minorias para os campos de concentração e extermínio antes e durante a II Guerra: isso é coisificação do homem. É trata-lo como nada, como lixo, como resto, como algo sem valor, desprezando a vida de todos.
  11. Ø O homem domina a natureza com a Ciência e a técnica. Além disso, domina a si mesmo e as diversas minorias. Enquanto existir o capitalismo, a vida continuará sendo tratada como objeto a ser negociado e consumido, no entendimento do Filósofo e Sociólogo Theodor Adorno.
  12. O grande artista e diretor, Charles Chaplin já dizia: "Não sois máquina! Homem, é que sóis!" É uma crítica a coisificação do ser humano.
Alguns outros exemplos da coisificação do homem e da natureza:

  1. O machismo contra as mulheres. 
  2. A pedofilia contra as crianças. 
  3. O sexismo contra homens e mulheres. 
  4. O racismo. 
  5. Intolerância de gênero, de religião, de etnia, entre outras. 
  6. Homofobia.
  7. Intolerância aos idosos. 
  8. Carnivorismo. 
  9. Pornografia e outros. 
  10. Crueldade aos animais. 
  11. Domesticação de animais silvestres. 
  12. Tratar a arte e a educação como mercadoria, como objeto, como algo sem vida. 
  13. A mais valia ou a exploração do homem pelo homem.

Trabalho valendo nota:

a) Copiar as perguntas abaixo numa folha a parte e responder.
b) Individual.
c) Para entrega: imediata e com consulta.

1-O que é a coisificação?
2-Você coisifica o outro? Explique.
3-Tudo na vida pode e deve ser comprado? Explique.
4-O trabalhador é propriedade de seu patrão? Explique.
5-Você trata o seu professor como coisa? E o seu colega de sala de aula? Explique.
6-O que pode ser feito para acabar com a coisificação do homem?
7-Educação é direito ou é mercadoria? Explique.
8-Como a alienação transforma o homem em coisa?
9-Cite três exemplos de dominação do homem sobre a natureza.
10-O que acontece com os sentimentos das pessoas no capitalismo?

[1] Texto do professor Fernando Monteiro. Bacharel com licenciatura em Ciências Sociais pela PUC-SP com especialização em Filosofia pela UGF-SP e mestrado em Filosofia também pela PUC-SP.