domingo, 11 de setembro de 2016

Auguste Comte e um pequeno resumo de alguns de seus conceitos.

Auguste Comte (1798-1857)[1]:
É considerado o primeiro grande Sociólogo. Nasceu na França, obteve influências na obra de Hegel, Francis Bacon e Descartes.
Ø  Comte cria o conceito de “Física Social”. Influência das Ciências Exatas sobre as Ciências Humanas. É uma tentativa de criar uma Ciência Humana com a exatidão das exatas. Posteriormente ele a chamará de Sociologia.
Ø  Desenvolve o conceito da “Lei dos três Estados ou dos três estágios” para explicar o desenvolvimento da humanidade em fases:
Ø  1º Estágio: Teológico: fase inicial da evolução humana onde o discurso mítico é predominante.
Ø  2º Estágio: Filosófico ou Metafísico: fase secundária da evolução, quando o discurso teológico perde força para o discurso filosófico e metafísico, porém, contendo algumas influências do conhecimento mitológico.
Ø  3º Estágio: Positivo: fase final da evolução humana, social e científica. Quando o método da Ciência Moderna está pronto para levar a civilização a um grande salto do saber.
Ø  Positivismo se refere ao progresso constante da história humana com a crença de constante evolução. Se refere a positividade da Idade das Luzes, do esclarecimento ou do Iluminismo. Essa ideia de constante evolução, progresso, avanço, é base do pensamento positivista.
Ø  É uma tentativa de se desenvolver a “religião da humanidade”. Excesso da filosofia empirista e cientificista e da racionalista e lógica. Influência de David Hume, Francis Bacon e Descartes (método empírico e racional, respectivamente). A Ciência substitui a religião e se torna a verdade absoluta. Verdade é objetiva e não subjetiva. É experimental, sensível, racional e lógica.
Ø  Política: Sua Sociologia se divide em dois grandes campos: a Estática Social e a Dinâmica Social. “Ordem” e “progresso” são os lemas que representam as condições de manutenção e evolução das sociedades. Ordem é a base da Sociologia Estática. Está relacionada com a necessidade de se evitar o caos: greves, revoltas, motins, revoluções, protestos, são considerados perturbações da ordem (para Comte). Está presente nas instituições de todas as sociedades (ou deveria estar): família, escola, exércitos, religião, propriedade, etc. O Progresso está relacionado com a Sociologia Dinâmica. O progresso está subordinado a ordem. Somente ocorrerá o progresso das sociedades e das Ciências se a ordem for mantida para que o capitalismo (na nossa época) possa se expandir por todo o globo e levar a evolução do comércio e dos mercados para todas as nações. A Sociologia nasce com o objetivo de apoiar o desenvolvimento do capitalismo e a expansão de mercados consumidores em todo o mundo.
Ø  Quem deve governar o Estado para Comte é a figura do “déspota esclarecido”. Ou seja, o líder que estudou e conhece as Ciências e a Filosofia.
Ø  No Brasil, a influência do Positivismo de Auguste Comte foi imensa. Os lemas da bandeira da república são o lema da sua Sociologia. O hino nacional também. Comte era estudado pelos militares de alta patente até meados do século XX no Brasil. O positivismo também influenciou o velho Marechal Rondon e as políticas da FUNAI e da ditadura para tratar a educação brasileira e os avanços e destruição da floresta amazônica nos anos 70 até hoje. É a chegada da ordem e do “progresso” na floresta para “civilizar” os índios.
Ø  No Brasil, em Porto Alegre e no Rio de Janeiro, foram criadas capelas ou igrejas positivistas. No lugar dos santos do catolicismo, estão os grandes filósofos e cientistas da humanidade.
Ø  Comte também desenvolveu o calendário positivista. No lugar dos meses que conhecemos (janeiro, fevereiro, março, etc), haviam os nomes de grandes líderes políticos, filósofos, artistas e outros. Os dias da semana e as semanas também tiveram nomes alterados.
Ø  Consequências do positivismo nas Ciências e na atualidade: As ciências se tornaram a verdade absoluta. Para Comte, o cientista deve se “afastar”, se manter “neutro”, “distante” e “imparcial” para que os resultados do seu trabalho não sejam contaminados com suas impressões pessoais ou opiniões. Isso é impossível para outros cientistas e sociólogos. Um exemplo disso nos dias de hoje (dessa distância do cientista com seus objetos de estudo), é que a Ciência comete os crimes mais bárbaros em nome do progresso e desrespeita tanto a natureza quanto os seres humanos. Como os testes em animais (na indústria farmacêutica), os agrotóxicos, as armas de destruição em massa (armas químicas, atômicas, nucleares), a clonagem, os alimentos geneticamente modificados (transgênicos), entre outros. A Ciência ainda entende, até os dias de hoje, que o homem não está ligado a natureza. Essa concepção de homem, de natureza e de ciência, pode nos levar a destruição da vida na Terra. Influência da Ciência da modernidade, do positivismo e do iluminismo nos nossos dias.




[1] Texto do Professor Fernando Monteiro. Formado em Ciências Sociais, com bacharelado e licenciatura pela PUC-SP (2007). Além de especialização em Filosofia pela UGF (2012) e Mestrado também em Filosofia pela PUC-SP (2014).