Auguste Comte
(1798-1857)[1]:
É considerado o primeiro grande Sociólogo. Nasceu na França,
obteve influências na obra de Hegel, Francis Bacon e Descartes.
Ø Comte cria o conceito de “Física Social”. Influência das
Ciências Exatas sobre as Ciências Humanas. É uma tentativa de criar uma Ciência
Humana com a exatidão das exatas. Posteriormente ele a chamará de Sociologia.
Ø Desenvolve o conceito da “Lei dos três Estados ou dos três
estágios” para explicar o desenvolvimento da humanidade em fases:
Ø 1º Estágio: Teológico: fase inicial da evolução humana onde o discurso
mítico é predominante.
Ø 2º Estágio: Filosófico ou Metafísico: fase secundária da evolução, quando
o discurso teológico perde força para o discurso filosófico e metafísico,
porém, contendo algumas influências do conhecimento mitológico.
Ø 3º Estágio: Positivo: fase final da evolução humana, social e científica.
Quando o método da Ciência Moderna está pronto para levar a civilização a um
grande salto do saber.
Ø Positivismo se refere ao progresso
constante da história humana com a crença de constante evolução. Se refere a
positividade da Idade das Luzes, do esclarecimento ou do Iluminismo. Essa ideia
de constante evolução, progresso, avanço, é base do pensamento positivista.
Ø É uma tentativa de se desenvolver a “religião da humanidade”.
Excesso da filosofia empirista e cientificista e da racionalista e lógica.
Influência de David Hume, Francis Bacon e Descartes (método empírico e
racional, respectivamente). A Ciência substitui a religião e se torna a verdade
absoluta. Verdade é objetiva e não subjetiva. É experimental, sensível,
racional e lógica.
Ø Política: Sua Sociologia se divide em dois grandes campos: a Estática Social e a Dinâmica Social. “Ordem” e “progresso” são os lemas que representam as condições de
manutenção e evolução das sociedades. Ordem
é a base da Sociologia Estática.
Está relacionada com a necessidade de se evitar o caos: greves, revoltas,
motins, revoluções, protestos, são considerados perturbações da ordem (para
Comte). Está presente nas instituições de todas as sociedades (ou deveria
estar): família, escola, exércitos, religião, propriedade, etc. O Progresso está relacionado com a
Sociologia Dinâmica. O
progresso está subordinado a ordem. Somente ocorrerá o progresso das sociedades
e das Ciências se a ordem for mantida para que o capitalismo (na nossa época) possa
se expandir por todo o globo e levar a evolução do comércio e dos mercados para
todas as nações. A Sociologia nasce com o objetivo de apoiar o desenvolvimento
do capitalismo e a expansão de mercados consumidores em todo o mundo.
Ø Quem deve governar o Estado para
Comte é a figura do “déspota
esclarecido”. Ou seja, o líder que estudou e conhece as Ciências e a
Filosofia.
Ø No Brasil, a influência do
Positivismo de Auguste Comte foi imensa. Os lemas da bandeira da república são
o lema da sua Sociologia. O hino nacional também. Comte era estudado pelos
militares de alta patente até meados do século XX no Brasil. O positivismo
também influenciou o velho Marechal Rondon e as políticas da FUNAI e da
ditadura para tratar a educação brasileira e os avanços e destruição da
floresta amazônica nos anos 70 até hoje. É a chegada da ordem e do “progresso”
na floresta para “civilizar” os índios.
Ø No Brasil, em Porto Alegre e no Rio
de Janeiro, foram criadas capelas ou igrejas positivistas. No lugar dos santos
do catolicismo, estão os grandes filósofos e cientistas da humanidade.
Ø Comte também desenvolveu o calendário
positivista. No lugar dos meses que conhecemos (janeiro, fevereiro, março,
etc), haviam os nomes de grandes líderes políticos, filósofos, artistas e
outros. Os dias da semana e as semanas também tiveram nomes alterados.
Ø Consequências do positivismo nas Ciências e na atualidade: As ciências se tornaram a verdade
absoluta. Para Comte, o cientista deve se “afastar”, se manter “neutro”,
“distante” e “imparcial” para que os resultados do seu trabalho não sejam
contaminados com suas impressões pessoais ou opiniões. Isso é impossível para
outros cientistas e sociólogos. Um exemplo disso nos dias de hoje (dessa
distância do cientista com seus objetos de estudo), é que a Ciência comete os
crimes mais bárbaros em nome do progresso e desrespeita tanto a natureza quanto
os seres humanos. Como os testes em animais (na indústria farmacêutica), os
agrotóxicos, as armas de destruição em massa (armas químicas, atômicas,
nucleares), a clonagem, os alimentos geneticamente modificados (transgênicos), entre
outros. A Ciência ainda entende, até os dias de hoje, que o homem não está
ligado a natureza. Essa concepção de homem, de natureza e de ciência, pode nos
levar a destruição da vida na Terra. Influência da Ciência da modernidade, do
positivismo e do iluminismo nos nossos dias.
[1]
Texto do Professor Fernando Monteiro. Formado em Ciências Sociais, com
bacharelado e licenciatura pela PUC-SP (2007). Além de especialização em
Filosofia pela UGF (2012) e Mestrado também em Filosofia pela PUC-SP (2014).