domingo, 11 de setembro de 2016


Corrupção:


O que é? Ação ou efeito de corromper. Suborno. Desvirtuamento de hábitos. Tentativa de tirar vantagem em tudo. Corrupção consiste no ato de oferecer ou receber vantagem ou qualquer outro tipo de satisfação em benefício próprio, sem levar em conta as necessidades do outro e da própria sociedade. Segundo a organização Transparência Internacional, o Brasil é o 73º país mais corrupto do mundo. Ainda segundo a ONG Transparência Internacional, a corrupção pode ser definida como "o abuso de poder político para fins privados". Corrupção não é feita apenas pelos políticos e empresários, mas por todos nós!

Exemplos de corrupção no cotidiano:
1-Agir de forma imoral ou antiética, desrespeitando o professor, funcionários ou os colegas em sala de aula e na escola.
2-Pagar péssimos salários aos trabalhadores tornado os vulneráveis a aceitarem ajuda imoral ou ilegal por necessidade, sobrevivência ou outro motivo.
3-Enganar o professor para conseguir benefícios próprios.
4-Falsificar carteirinha de estudante para pagar meia-entrada.
5-“Colar” na hora da prova ou repassar “cola” a terceiros.
6-Você vai mal nas notas e pede aquela “ajudinha” para o professor. Por que você deve obter “ajudinha” e o outro não? Você é mais especial?
7-Furar fila (da merenda, no banco, na lotérica, no transporte público, etc).
8-Comprar produtos falsificados, pirateados ou contrabandeados.
9-“Jeitinho brasileiro”: mania do brasileiro de querer levar vantagem em tudo. Isso significa prejudicar o outro sem levar em conta as necessidades de outras pessoas. Retrato da ausência de respeito ao próximo, de ausência de ética e moral.
10-Falsificar assinatura.
11-Dar ou aceitar troco errado.
12-Nas estradas, andar com o veículo pelo acostamento para fugir do congestionamento (furar fila).
13-Apresentar atestado médico falso (para não perder dia de trabalho).
14-Não declarar produtos comprados no exterior para não pagar impostos.
15-Usar o cartão de “vale refeição” para fazer compras no supermercado.
16-Estacionar veículo em locais destinados a idosos e deficientes. Utilizar o banheiro para deficientes físicos na presença dos mesmos prejudicando-os.
17-No uso de transporte público, utilizar os bancos destinados a idosos, deficientes, gestantes, obesos, pessoas com crianças no colo, entre outros e principalmente: não se levantar para ceder lugar a estas pessoas.
18-Desvio de material no serviço que se presta (comida, materiais de construção, etc).
19-Emitir nota fiscal “fria” ou falsa.
20-Superfaturamento (aumento do preço de forma ilegal para receber a mais por isso).
21-Vender seu voto ou trocá-lo por favores diversos.
22-Comprar sua carteira de habilitação (CNH).
23-Descumprir a legislação de trânsito colocando em risco a vida de terceiros.
24-“Fazer hora” no trabalho para ganhar hora extra sem trabalhar.
25-No trabalho, bater cartão no relógio de ponto pelo colega.
26-Patrão que não paga os direitos dos trabalhadores para levar vantagem.
27-Roubar TV a cabo, serviços de luz, água e outros (gato net, etc).
28-Jornalista (ou parte da imprensa) que engana as pessoas passando por imparcial e manipulando a opinião pública.
29-Caluniar outra pessoa em benefício próprio para extrair algum tipo de vantagem.
30-Não dar nota fiscal.
31-Não declarar rendimentos extras no Imposto de Renda.
32-Tentar subornar o guarda para evitar multas.
33-Pedir ao taxista, dono de bar, de restaurante, hotel ou outros, que aumente o valor da nota para reembolsar mais dinheiro do que foi realmente pago.
34-Não declarar o imposto de renda.
35-Juízes que aceitam suborno em troca de sentenças favoráveis a uma das partes. Juízes de esportes diversos que se vendem facilitando resultados de jogos ou competições de todo tipo.
Alguns exemplos do projeto de Auguste Comte para a Sociologia. A construção de seu calendário.


Auguste Comte e um pequeno resumo de alguns de seus conceitos.

Auguste Comte (1798-1857)[1]:
É considerado o primeiro grande Sociólogo. Nasceu na França, obteve influências na obra de Hegel, Francis Bacon e Descartes.
Ø  Comte cria o conceito de “Física Social”. Influência das Ciências Exatas sobre as Ciências Humanas. É uma tentativa de criar uma Ciência Humana com a exatidão das exatas. Posteriormente ele a chamará de Sociologia.
Ø  Desenvolve o conceito da “Lei dos três Estados ou dos três estágios” para explicar o desenvolvimento da humanidade em fases:
Ø  1º Estágio: Teológico: fase inicial da evolução humana onde o discurso mítico é predominante.
Ø  2º Estágio: Filosófico ou Metafísico: fase secundária da evolução, quando o discurso teológico perde força para o discurso filosófico e metafísico, porém, contendo algumas influências do conhecimento mitológico.
Ø  3º Estágio: Positivo: fase final da evolução humana, social e científica. Quando o método da Ciência Moderna está pronto para levar a civilização a um grande salto do saber.
Ø  Positivismo se refere ao progresso constante da história humana com a crença de constante evolução. Se refere a positividade da Idade das Luzes, do esclarecimento ou do Iluminismo. Essa ideia de constante evolução, progresso, avanço, é base do pensamento positivista.
Ø  É uma tentativa de se desenvolver a “religião da humanidade”. Excesso da filosofia empirista e cientificista e da racionalista e lógica. Influência de David Hume, Francis Bacon e Descartes (método empírico e racional, respectivamente). A Ciência substitui a religião e se torna a verdade absoluta. Verdade é objetiva e não subjetiva. É experimental, sensível, racional e lógica.
Ø  Política: Sua Sociologia se divide em dois grandes campos: a Estática Social e a Dinâmica Social. “Ordem” e “progresso” são os lemas que representam as condições de manutenção e evolução das sociedades. Ordem é a base da Sociologia Estática. Está relacionada com a necessidade de se evitar o caos: greves, revoltas, motins, revoluções, protestos, são considerados perturbações da ordem (para Comte). Está presente nas instituições de todas as sociedades (ou deveria estar): família, escola, exércitos, religião, propriedade, etc. O Progresso está relacionado com a Sociologia Dinâmica. O progresso está subordinado a ordem. Somente ocorrerá o progresso das sociedades e das Ciências se a ordem for mantida para que o capitalismo (na nossa época) possa se expandir por todo o globo e levar a evolução do comércio e dos mercados para todas as nações. A Sociologia nasce com o objetivo de apoiar o desenvolvimento do capitalismo e a expansão de mercados consumidores em todo o mundo.
Ø  Quem deve governar o Estado para Comte é a figura do “déspota esclarecido”. Ou seja, o líder que estudou e conhece as Ciências e a Filosofia.
Ø  No Brasil, a influência do Positivismo de Auguste Comte foi imensa. Os lemas da bandeira da república são o lema da sua Sociologia. O hino nacional também. Comte era estudado pelos militares de alta patente até meados do século XX no Brasil. O positivismo também influenciou o velho Marechal Rondon e as políticas da FUNAI e da ditadura para tratar a educação brasileira e os avanços e destruição da floresta amazônica nos anos 70 até hoje. É a chegada da ordem e do “progresso” na floresta para “civilizar” os índios.
Ø  No Brasil, em Porto Alegre e no Rio de Janeiro, foram criadas capelas ou igrejas positivistas. No lugar dos santos do catolicismo, estão os grandes filósofos e cientistas da humanidade.
Ø  Comte também desenvolveu o calendário positivista. No lugar dos meses que conhecemos (janeiro, fevereiro, março, etc), haviam os nomes de grandes líderes políticos, filósofos, artistas e outros. Os dias da semana e as semanas também tiveram nomes alterados.
Ø  Consequências do positivismo nas Ciências e na atualidade: As ciências se tornaram a verdade absoluta. Para Comte, o cientista deve se “afastar”, se manter “neutro”, “distante” e “imparcial” para que os resultados do seu trabalho não sejam contaminados com suas impressões pessoais ou opiniões. Isso é impossível para outros cientistas e sociólogos. Um exemplo disso nos dias de hoje (dessa distância do cientista com seus objetos de estudo), é que a Ciência comete os crimes mais bárbaros em nome do progresso e desrespeita tanto a natureza quanto os seres humanos. Como os testes em animais (na indústria farmacêutica), os agrotóxicos, as armas de destruição em massa (armas químicas, atômicas, nucleares), a clonagem, os alimentos geneticamente modificados (transgênicos), entre outros. A Ciência ainda entende, até os dias de hoje, que o homem não está ligado a natureza. Essa concepção de homem, de natureza e de ciência, pode nos levar a destruição da vida na Terra. Influência da Ciência da modernidade, do positivismo e do iluminismo nos nossos dias.




[1] Texto do Professor Fernando Monteiro. Formado em Ciências Sociais, com bacharelado e licenciatura pela PUC-SP (2007). Além de especialização em Filosofia pela UGF (2012) e Mestrado também em Filosofia pela PUC-SP (2014).

Exercícios para aprender a votar.

Sociologia:
Exercícios para entrega:
a) Copie apenas as perguntas e responda numa folha a parte.
b) Individual.
c) Para entrega nesta aula.
d) Devolva a folha da matéria e esta de perguntas ao término da aula.
e) Fotografe pelo seu celular a folhinha do texto e guarde para ler e estudar para a prova posteriormente. Compartilhe com seus colegas de sala a imagem.
f) Valendo nota.

1-Por que o item 11 é o mais importante para nos ensinar a votar?
2-Por que votar corretamente está ligado a tua felicidade pessoal?
3-O que está em jogo nas eleições?
4-Qual a importância de guardar (registrar) o teu voto e dos teus familiares?
5-O que ocorre se você, os adultos e as outras pessoas não se importarem com a política?
6-Por que o item 7 nos pede para confirmar uma informação em mais de um meio de comunicação?
7-O que é o voto de legenda? Qual a sua importância?
8-Qual a importância do voto nulo e em branco?
9-Na sua opinião, qual a importância das eleições?
10-Na sua opinião, o que pode ser feito para melhorar a cidade e o país?
Dicas de como votar corretamente ou conscientemente – 2016 – Eleições Municipais:[1]
      1.     Analise o passado do candidato e do partido dele também. Existem dezenas de programas para celular e de computador na internet, além de dezenas de sites que investigam o passado, presente e os projetos e planos de governo de muitos políticos em todo o país. Também existem dezenas de programas que monitoram e fiscalizam as votações dos parlamentares em todo território nacional. Informe-se antes de votar.
2.     Fiscalize os políticos antes, durante e depois das eleições. Tenha força de vontade para fazê-lo.
3.     Anote o nome e número dos candidatos que você votou e o partido dos mesmos. Assim, você poderá cobrá-lo caso ele descumpra o que prometeu. Guarde os santinhos (panfletos) dos seus candidatos e também dos candidatos de todos os membros da sua família, numa pasta (tal como as contas de casa) e organize os por eleição. Assim será fácil lembrar e cobrar depois.
4.     Se desejar votar nulo, faça-o com consciência. O voto nulo é a escolha de quem não se identifica com nenhum partido, candidato ou que não concorda com o sistema político ou econômico em que vivemos. O voto nulo também pode ser uma forma de protesto. Para votar nulo, digite 00 (ou qualquer outro número de partido que não exista) e confirme.
5.     O voto em branco também é uma opção. Para votar em branco, pressione o botão “branco” na urna eletrônica e confirme. Detalhe: o voto nulo e em branco não vão para o primeiro candidato ou o vencedor como antes era realizado.
6.     Leia as propostas e programas dos candidatos. Procure se informar com quem conhece e apoia para ouvir diferentes opiniões. Confira na página do Facebook (ou de outras redes sociais) do candidato, quem são seus amigos que curtem sua página para saber com quem falar. Procure participar de debates ou entrevistas públicas dos candidatos em sua cidade.
7.     Assista ao programa eleitoral e aos debates televisivos ou radiofônicos de sua cidade. Acompanhe pela internet, pelos jornais, revistas, blogs, sites de notícias, redes sociais, entre outros. Mas sempre confirme as informações que obtiver em outros veículos de informação. Lembre-se: a imprensa também teu seu partido político predileto!
8.     Votar exige um esforço imenso do indivíduo. Quando você não se importa em quem está votando, entrega o poder do governo nas mãos do pior de todos os candidatos. Isso ocorre por que se você não se importa com o teu voto, significa que a tua escolha não será bem feita. Se a escolha não foi bem feita, o governante que administrará a sociedade pode ser o pior de todos.
9.     Portanto, votar diz respeito a tua vida pessoal, dos teus vizinhos, amigos, colegas de trabalho, moradia, escola e faculdade. Votar diz respeito a tua felicidade pessoal.
10.  Descubra quem financiou e quem financia o candidato que você quer votar e os outros candidatos também. Assim você saberá para qual empresa o seu candidato irá trabalhar. Dessa forma você também descobre se quem financia o seu candidato são empresas ou pessoas físicas que se empenham pessoalmente em ajuda-lo.
11.  Vote de acordo com o candidato (ou o partido) que representa as necessidades da sua classe social. Portanto, identifique de qual classe social você pertence e busque candidatos que defendam os interesses da sua classe.
12.  Vote no partido. Em muitos países do mundo, o voto é de “legenda” e não na pessoa. Voto não é personalização do político. Político não é rei e nem deus para ser adorado. O “voto de legenda” é um voto num projeto de país, de nação. Ou um voto que defenda sua classe social.
13.  Acompanhe os candidatos nas redes sociais, nos blogs ou nos sites dos partidos ou das campanhas. Também acompanhe o que dizem todos os seus professores. Pelo tempo de experiência, de vida e de estudo, eles podem lhe auxiliar a fazer uma escolha correta. Mas lembre-se: o voto é seu!
14.  Votar não é brincadeira. Leve a sério. É a vida de todas as pessoas que está em risco.
15.  Lembre-se: eleições são debates de ideias e projetos de sociedade. É um momento em que se discutem e se debatem ideias; e não pessoas. Não ofenda, não desrespeite, não humilhe, não agrida seu conterrâneo. Dialogue em paz. Ninguém é obrigado a concordar com as suas ideias. Bom voto e boa festa da democracia!



[1] Texto do professor Fernando Monteiro. Bacharel com licenciatura em Ciências Sociais pela PUC-SP com especialização em Filosofia pela UGF-SP e mestrado em Filosofia também pela PUC-SP.

O que é coisificação? E reificação?

Material usado em sala de aula para o Ensino Médio afim de esclarecer de forma mais didática possível o que é o conceito de coisificação e reificação. Bons estudos!

Coisificação e Reificação do outro:[1]



  1. Ø Coisificação ou reificação são outras formas de alienação do ser humano.
  2. Ø Coisificar é representar o ser humano como objeto físico, privado de qualidades pessoais ou de individualidade e subjetividade.
  3. Ø Coisificar é considerar o trabalho e o próprio trabalhador como uma mercadoria.
  4. Ø Coisificação ou reificação é transformar o homem (ser humano) em objeto de consumo.
  5. Ø Transformação de conceitos, ideias, sonhos, desejos em objetos concretos, como mercadorias, possíveis de serem comercializados. Exemplo: amor, você só recebe se doa. Isso também é coisificação ou reificação.
  6. Ø Para o Sociólogo e Filósofo Theodor Adorno, o contato com as máquinas fez o homem se desumanizar. Os esportes e a competição também desumanizam o homem quando fazem com que os mesmos se portem como máquinas ou tentem se aproximar (ou igualar) das mesmas. O corpo deve se assemelhar a uma máquina e ser copiado por todos. Isso deve funcionar como modelo padrão de beleza para homens e mulheres. Isso é desrespeitar a outra pessoa e suas diferenças. É o “embrutecimento” e a “desumanização” do homem.
  7. Ø O capitalismo também faz o homem se desumanizar quando trata a natureza como objeto a ser explorado assim como o próprio trabalhador. 
  8. Ø O egoísmo exacerbado também é exemplo de coisificação do homem. A satisfação imediata dos meus desejos independente da vontade da outra pessoa vem sempre em primeiro lugar. O ser humano se torna posse, propriedade do outro: isso gera o ciúme doentio. São exemplos de coisificação.
  9. Ø Só o que pode ser útil, prático, comercializável, trocado e comprado tem valor nesta sociedade capitalista que vivemos. As boas ideias não tem valor. Tudo vira mercadoria, inclusive a vida e os sentimentos das pessoas, de acordo com Adorno.
  10. Ø Coisificação é parte da barbárie imposta pelo capitalismo. Barbárie é a erradicação de tudo o que existe de humano no homem. O nazi-fascismo é parte da barbárie. Exemplo: quando Hitler manda diversas minorias para os campos de concentração e extermínio antes e durante a II Guerra: isso é coisificação do homem. É trata-lo como nada, como lixo, como resto, como algo sem valor, desprezando a vida de todos.
  11. Ø O homem domina a natureza com a Ciência e a técnica. Além disso, domina a si mesmo e as diversas minorias. Enquanto existir o capitalismo, a vida continuará sendo tratada como objeto a ser negociado e consumido, no entendimento do Filósofo e Sociólogo Theodor Adorno.
  12. O grande artista e diretor, Charles Chaplin já dizia: "Não sois máquina! Homem, é que sóis!" É uma crítica a coisificação do ser humano.
Alguns outros exemplos da coisificação do homem e da natureza:

  1. O machismo contra as mulheres. 
  2. A pedofilia contra as crianças. 
  3. O sexismo contra homens e mulheres. 
  4. O racismo. 
  5. Intolerância de gênero, de religião, de etnia, entre outras. 
  6. Homofobia.
  7. Intolerância aos idosos. 
  8. Carnivorismo. 
  9. Pornografia e outros. 
  10. Crueldade aos animais. 
  11. Domesticação de animais silvestres. 
  12. Tratar a arte e a educação como mercadoria, como objeto, como algo sem vida. 
  13. A mais valia ou a exploração do homem pelo homem.

Trabalho valendo nota:

a) Copiar as perguntas abaixo numa folha a parte e responder.
b) Individual.
c) Para entrega: imediata e com consulta.

1-O que é a coisificação?
2-Você coisifica o outro? Explique.
3-Tudo na vida pode e deve ser comprado? Explique.
4-O trabalhador é propriedade de seu patrão? Explique.
5-Você trata o seu professor como coisa? E o seu colega de sala de aula? Explique.
6-O que pode ser feito para acabar com a coisificação do homem?
7-Educação é direito ou é mercadoria? Explique.
8-Como a alienação transforma o homem em coisa?
9-Cite três exemplos de dominação do homem sobre a natureza.
10-O que acontece com os sentimentos das pessoas no capitalismo?

[1] Texto do professor Fernando Monteiro. Bacharel com licenciatura em Ciências Sociais pela PUC-SP com especialização em Filosofia pela UGF-SP e mestrado em Filosofia também pela PUC-SP.